Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

guiga07
    Bom dia pessoal, tenho um servidor com um firewall para compartilhar a net para o pessoal e as vezes eu preciso acessar remotamente este servidor entao eu uso o ssh, esta manhã verificando os logs, percebi que estou sofrendo tentativas de acessos via ssh. Percebi pois os ips de origem nao tem nada haver com minha rede interna e tambem nao sao ips validos, tipo do provedor do cara...... e tambem os usuarios que estao sendo usados para tentar fazer a conexao nao os conheco e tenho certeza q nunca os usei....... O que devo fazer fazer sou iniciante...paro de usar o acesso remoto? tem como eu madar uma mesagem para o invasor que estou monitorando estes tipos acessos? O que fazer ?

2. Mantenha uma boa senha de acesso ao seu servidor SSH...

No log há o ip do "invasor" se for um ip fixo (que aparece varias vezes) tenta descobrir de quem eh e adverte ele.

Isso ja aconteceu comigo.

felco
    Se isso te incomoda ou voce precisa ter confianca e certeza de que nao vai sair do ar troque a porta do ssh, voce pode colocar um banner(mensagem de boas vindas) alertando algo do tipo:

"O acesso a esse servico e' restrito, somente pessoas autorizadas.
    Todo o acesso esta sendo registrado."

Apesar que esse tipo de acao eh comum, tem muita gente procurando server com brecha para fazer spam por exemplo...

4. Citação Postado originalmente por guiga07