Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Bom dia Galera!
    Seguinte, tenho uma empresa de manutenção, e trabalho também com linux.
    Montamos um servidor aqui na cidade, ele sendo Samba e Cups, com o BD Firebird.
    Gostaria de saber o seguinte, que vcs postassem o valor cobrado para montarem esse server e a cidade e estado que estão.
    Se possível galera, sem avacalharem em valores.

Grato
    André George Lauer

R$ 700,00
    Mafra SC

cytron
    Veja bem André, eu posso ser apedrejado por isso, mas vou dar meu ponto de vista.

Durante anos vem sendo travada uma batalha entre Windows e Linux. Um é pago, o outro é grátis. Titio Bill Gates e seus adéptos sempre nos atacam dizendo que o Windows é pago mas a mão de obra é barata. Eles o Linux é grátis mas custa caro para implantar e manter. Infelismente eles estão certos. O motivo é simples, os profissionais e amadores de Linux ralaram para aprender a usar o console, agora junte isso com a idéia de que o Linux é o melhor e mais seguro SO... adivinha quanto eles cobrariam? Daí um vê o outro cobrando e coloca o mesmo preço e assim vai. O preço acaba se globalizando e estabelecendo uma média, que por consequencia acaba sendo superior aos Windows users. Para montar um server Windows basta ter dedos para apertar o mouse, não é necessário ter conhecimentos avançados. E esse tipo de pessoal existe por todos os lados. Quando a concorrência é grande o preço tende a baixar.

Resumindo, o Linux somente será aceito definitivamente como solução para economia se nós, comunidade livre e gratúita, passarmos a cobrar de acordo com nossa consiência.

No meu caso, costumo cobrar de acordo com a dificuldade e tempo gasto, veja:

R$ 50,00 para montar servidores como samba, proxy, apache e outros (em suas configurações mais básicas)
    Porque cobrar tão baixo? Simples, para o server rodar só é preciso um único comando. Seria muita cara-de-pau cobrar um absurdo para apertar menos de 20 teclas.

Quando o cliente pede para personalizar regras, acrescentar as idéias dele, em resumo, aprimorar o servidor, aí eu cobro um pouco mais, ex.:

R$ 250,00 para refinar o proxy fazendo uma boa filtragem
    R$ 150,00 para aplicar regras no mail server
    R$ 300,00 para deixar o firewall de acordo com a empresa e seus sistemas
    R$ 300,00 para o nfs ou samba configurado de acordo com o que precisam

e assim vai! O preço varia de acordo com a estrutura da rede.

O melhor jeito de granhar dinheiro é por quantidade, não por unidade.

De que adianta você vender 300 pães a 0,25 cada, se por 0,15 você venderia 3000 fazendo com que sua margem de lucro supere as espectativas.

Aqui na minha cidade uma empresa demitiu o admin, dias depois o samba morreu. Camaram um técnico, ele cobrou R$ 1.600,00. Eu fui lá e cobrei R$ 500,00 e fiz o cerviço. O técnico venho e me pergunto: "Como é que você vai se manter cobrando tão pouco?" - Eu disse: "A única coisa que eu fiz lá foi reiniciar o samba, ganhei 400 reais por isso... eu teria feito de graça que ainda assim não teria prejuízo".

Espero que todos entendam o meu ponto de vista.

Se continuarmos a cobrar caro, vamos continuar a ser como as operadoras de telefonia, sempre cobrando por aquilo que o cliente nunca vai saber o que é.

cytron
    Aí pessoal! Desculpe por tantos erros de digitação. hehe!

Em um momento falei 500, noutro 400. O valor correto é 500 mesmo.

E me esqueci de dizer que, eu cobro R$ 50,00 para instalar o Linux, e caso o cliente quera montar algum servidor a instalação do Linux é grátis.

E no final eu sempre dou uma boa explicação do trabalho que o Linux vem sesempenhando no comércio. Explico da segurança, funcionalidade e colaboração do mundo inteiro para seu progresso. Coisa que o titio Bill nunca vai experimentar.

Explico também da necessidade de se ter um admin, e dependendo do tamanho da rede, um assistente de admin.

Valeu pessoal!!!

4. Fala agl77,

Depende da cidade, e do mercado do linux na regiao.
    Vc é de mafra ne...eu nasci em Canoinhas, mas moro em sampa....cara, onde vc mora é complicado, nao tem muito mercado, nao sei..posso estar errado.
    Pelo menos quando vou para a minha cidade, os serviços são muito baratos, se vc cobrar um pouco a mais, eles já nao querem o servico.
    mas o seu preco ta bom.

Abracos

Jeff

5. na minha regiao o linux e bem conhecido porem tem poucos que mexem então estas conf suas aki sai por 2 mil

Tópicos Similares

1. Respostas: 7
    Último Post: 30-08-2017, 06:47
  2. Respostas: 1
    Último Post: 09-12-2007, 18:17
  3. da para montar um servidor de rede com disquete?
    Por spencer no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 4
    Último Post: 29-08-2006, 19:36
  4. ferramentas para montar um servidor
    Por ldeftones no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 5
    Último Post: 23-03-2005, 14:41
  5. O que é preciso para montar um Servidor de Hospedagem?
    Por Vaza no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 12
    Último Post: 20-08-2004, 08:07

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L