Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L

Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Olá usuários do fórum,

estou para instalar um provedor wireless para inicialmente 20 clientes e aumentar o número de cliente gradativamente. Todos os clientes estão espalhado em um raio de 4 km. Vejam o que estou pensando em usar:

01 AP Ovislink com aquele firmware modificado que faz NAT, controle de banda, WDS etc.
    01 Antena Omni hyperlink de 8dbi;
    01 Caixa hermética com cooler;

Dúvidas:

01 - O Ovislink vai suportar esses 20 clientes sem problema?

02 - Caso eu coloque na torre do provedor 1 rádio Ovislink configurado em WDS e em dois outros pontos diferentes mais 2 Ovislink (com 20 clientes pendurados em cada) configurados também em WDS e os dois se comunicando com o Ovislink da torre principal. Esses 3 rádios vão suportar o trafego?

03 – Posso colocar, em uma única torre, dois Ovislink configurados com AP e com 2 omni de 8 dbi mais 20 usuário pendurados em cada Ovislink? Posso colocar as duas omni de 8 dbi na mesma torre e no mesmo canal?

OBS: Na cidade já existe 2 provedores wireless, um usando o canal 6 e o outro usando o canal 11.

De já agradeço a ajuda.

Jelian Portela

2.    Publicidade

3. Amigo vou dar minha humilde opiniao e logico estarei sujeito a criticas hehehe !!!

Antena de 8db pra 4km e fraca sendo que ela ilumina melhor quem esta mais proximo dela, acho que uma de 15 e a melhor opçao !!!
    Quanto a Ovislink guentar 20 clientes acredito que guenta ne !!! Tambem se nao guentar e so toca fogo !!!
    Quanto a fazer nat e controle em ap acho inviavel legal seria botar um server com linux, ja tive experiencias com o samsung que fazia o nat no ap e constatei que nao e aprovado mas desconheço a qualidade da Ovislink !!!
    Quanto a colocar em uma torre dois ap com duas antenas sem problemas,
    desde que com nomes de rede diferente e canais diferentes tudo ok
    E procure usar tambem canais diferentes de seus concorrentes isso nao prejudica vc nem eles !!

Valeu !!!

mestre_dos_magos
    olha, esses radios da Ovislink não gostei deles não to usando ele aqui em clientes numa distancia regular da torre, mesmo tento visada blz o terminal pega o sinal mas dar muita perda no ping. O swl-3300 dar de 10 nele. Quanto ao servidor acharia melhor vc arrumar um PC e colocar ele como server. Essa e minha opnião. Colocar AP bons e a questão da antena (8 db )se ela tiver bem localizada atende os 4 km blz...

5. Obrigado pelas respostas colegas,

e qual configuração ideal para um servido para atender 40 clientes?

6. Mas como fica a questão da segurança no swl-3300 ?

7.    Publicidade