+ Responder ao Tópico



  1. #1
    kelvin
    Visitante

    Padrão PATH

    galera,

    o que é o PATH no linux??

  2. #2

    Padrão PATH

    não entendi, vc quer saber como usar o path no linux (caminho), como configurar ?



  3. #3
    z3r00
    Visitante

    Padrão PATH

    PATH eh uma variavel de ambiente que armazena o local onde estao os arquivos executaveis de seu Sistema Operacional... No caso do linux,
    PATH = /usr/bin:/bin/usr/local/bin ... etc etc etc...


    por exemplo quando vc instala o thunderbird vc entra no diretorio do thunderbird e digita:
    # ./thunderbird

    mas se vc colocar um link symbolico no diretorio /bin (que eh um local apontado pelo PATH) vc podera digitar thunderbird de qualquer pasta....

    sacou?

  4. #4

    Padrão PATH

    o pacth são caminhos que ficam gravados na sessão do usuario estes caminhos fazem com que vc digite os comando em qualquer lugar do sistema e os mesmos funcionem .... não precisando assim digitar o caminho completo onde se encontra o comando ....


    espero ter ajudado .



  5. #5

    Padrão PATH

    blz galera é isso ai só tava na dúvida do que o Kelvin queria pra mim ele tava querendo saber onde colocar as informações ex.: no arquivo "/etc/profile"

  6. #6

    Padrão PATH

    5.2 path

    Path é o caminho de procura dos arquivos/comandos executáveis. O path (caminho) é armazenado na variável de ambiente PATH. Você pode ver o conteúdo desta variável com o comando echo $PATH.

    Por exemplo, o caminho /usr/local/bin:/usr/bin:/bin:/usr/bin/X11 significa que se você digitar o comando ls, o interpretador de comandos iniciará a procura do programa ls no diretório /usr/local/bin, caso não encontre o arquivo no diretório /usr/local/bin ele inicia a procura em /usr/bin, até que encontre o arquivo procurado.

    Caso o interpretador de comandos chegue até o último diretório do path e não encontre o arquivo/comando digitado, é mostrada a seguinte mensagem:

    bash: ls: command not found (comando não encontrado).

    O caminho de diretórios vem configurado na instalação do Linux, mas pode ser alterado no arquivo /etc/profile. Caso deseje alterar o caminho para todos os usuários, este arquivo é o melhor lugar, pois ele é lido por todos os usuários no momento do login.

    Caso um arquivo/comando não esteja localizado em nenhum dos diretórios do path, você deve executa-lo usando um ./ na frente do comando.

    Se deseja alterar o path para um único usuário, modifique o arquivo .bash_profile em seu diretório de usuário (home).
    Fonte: Guia Foca - Iniciante

    Espero que isso acabe com as duvidas de vocês.



  7. #7

    Padrão PATH

    a minha dúvida não era quanto ao path mais sim sobre a pergunta do amigo Kelvin.

    ob pela atenção !


    Nelson