Postado originalmente por
pssgyn
Bravo, boa noite .......
Também instalei uma VPN, na empresa onde trabalho tem cerca de 2 anos. Tentei iniciar pelo Freeswan, mas confesso que o meu pouco conhecimento de Linux, desanimei com o Freeswan. Depois fiquei sabendo aqui mesmo no Underlinux que o projeto Freeswan está desativado. Não sei se tem alguém ainda desenvolvendo ele.
Por sugestão do pessoal aqui do Underlinux, me sugeriram conhecer o OpenVPN. Tem um tutorial excelente em
www.altoriopreto.com.br . Muito bom mesmo o material. Todo escrito em português, com figuras, bem explicado.
A nossa rede tem um IP fixo na matriz e um dinâmico na filial.
Instalei num Conectiva 8, no nosso servidor que tem o firewall. Esse servidor recebe a conexão que vem da filial que também é Conectiva 8 e o usuário vai para um outro servidor interno onde tem aplicativos administrativos usando Delphi com Interbase. Funciona perfeito tem 2 anos. A gente acaba esquecendo que tem um VPN rodando na empresa.
Detalhe : o OpenVPN na filial, está instalada num pc Pentium 200 MMX, com HD de 1.7 Gb , 32 mb de memória, um hub encore de 8 portas, um modem US Robotics 9001 e 2 estações windows 98 pendurados nesse servidor.
Sinceramente , não tenho nada a reclamar do OpenVPN, e da sugestão excelente que me deram aqui.
Dê uma olhadela no OpenVPN. Acho que você vai gostar.
Um grande abraço ...... :good: :clap: 8)