Gostaria de instalar 2 linux no mesmo hd como que eu faço . e o mesmo processo quando eu instalo o linux com o windows . As distribuicões sao conectiva 10 e o debian 3.0 . se puderem me ajudar agradeco valeu
Gostaria de instalar 2 linux no mesmo hd como que eu faço . e o mesmo processo quando eu instalo o linux com o windows . As distribuicões sao conectiva 10 e o debian 3.0 . se puderem me ajudar agradeco valeu
vc precisa definir as particoes onde cada um vai ficar...
divida o disco entre os espacos reservados ao seu windows, e cada um dos seus linux...
basicamente, vc tera uma particao do windows e outra vazia...
as unidades, serao criadas pelos seus linuxes durante a instalacao d cada um
[]'s
e como fica a swap? a mesma pros dois! ou vou ter q criar outra?
A mesma swap é utilizada pelas duas distribuições.
Ex:
partição EXT3 para o conectiva 10
partição EXT3 para o debian 3
partição swap (sera usada pelo conectiva e pelo debian)
qualquer duvida posta ae novamente.
sim, sem galho, se lembre nao existe como rodar 2 sistemas operacionais nativamente ao mesmo tempo, logo nao tem galho.
Vou aproveitar a pergunta do caro amigo dewes e fazer outra pergunta, instalando dus distr qual o lilo que eu uso, o do conectiva que esta esta instalado e depois configura na mão ou do debian que vai sobrepor? :?
O lilo que ficara na MBR será o da distribução que você instalar por ultimo.
Mas nada inpede você de entrar na distro que instalou primeiro configurar o lilo.conf e rodar o lilo, fazendo com que esse se torne ativo.
Cara....
Mto fácil....Aqui em casa eu já tenho mais de 1 sistema operacional unix instalado.(nenhum windows)
É mto simples ter duas distros linux no mesmo pc.
Eu tenho 2 Debian under linux e 1 Debian under KFreeBsd e é o seguinte.
A artimanha está apenas em gerencia-los através do grub.
Mas isto é simples.
Faz o seguinte....
Instala o primeiro: Recomendo o debian. Depois instala o conectiva e na hora que ele falar que se deseja instalar o grub, pede para ele não fazer isto.
Se o CL10 não permitir isto, não tem problema....depois vc pode entrar via console no grub e fazer o que está instalado no MBR apontar para o /boot/grub/menu.lst da partição que vc quer.
Qualquer dúvida específica, posta ai. Vc vai encontrar muito material no google sobre como configurar o grub para apontar para cada arquivo menu.lst de cada partição.
Aqui eu já mudei ele para apontar hora para (hd0,1)/boot/grub/menu.lst, depois mudava para o (hd1,0)/boot/grub/menu.lst.
É só este o segredo, mas qualquer coisa, na hora da inicialização, vc pode editar clicando em cima do campo que vc deseja modificar e apertar e->e->e dai editar->enter->b(para dar o boot da forma que vc editou)
Qualquer coisa procurar por reinstalar grub que lá vai ter os comandos necessários para alterar o menu.lst que o grub da mbr aponta
Desculpa ai amigo, mas vc está cometendo um equivoco.Postado originalmente por Skorpyon
O grub que está no MBR é sempre o mesmo, mas vc pode reinstala-lo ou reconfigura-lo para apontar para o diretório /boot/grub diferente
acho que os comando para isto são:
debian#grub
grub> root (hd0,1)
Define qual o hd e partição no qual o grub do MBR irá apontar
Se vc não sabe onde está apenas digite
find /boot/grub/stage1
setup (hd0)
Para instalar isto no hd0, ou seja, na MBR do primeiro HD
Com o procedimento acima, root (hd0,1) ou colocando por exemplo, hd(1,0), vc pode controlar qual o /boot/grub que será utilizado(o de qual partição)
O que eu quero dizer é que mesmo sem reinstalar o grub, vc pode faze-lo apontar para diferentes (hdx,x)/boot/grub e fazendo isto mesmo depois de quantas distros vc tiver e mesmo modificandos constantemente, vc pode fazer esta alteração..
Maiores info só procura no google.
Para ser mais claro e ficar ai como material de consulta para o povoestou achando q eu estou sendo mto confuso e não sendo capaz de explicar corretamente)
Comando para reinstalar o grub no MBR do hda
debian#grub-install /dev/hda
Depois vc precisa indicar para o GRUB onde as outras partes dele se encontram(como root)
debian#grub
Agora vc está no prompt de comando do GRUB stage2. Vc precisa usar install para falar ao GRUB onde procurar o stage1, stage2 e o menu.lst.
grub> install (hd0,1)/grub/stage1 d (hd0) (hd0,1)/grub/stage2 p (hd0,1)/grub/menu.lst
vc pode alterar de (hd0,1) para a partição correta, no meu caso já foi (hd0,1) e hj uso (hd1,0) e em breve devo passar a usar o do bsd e vai ficar (hd1,3)
Um pequeno comentário
LINUX | GRUB
hda1 | (hd0,0)
hda2 | (hd0,1)
hdb3 | (hd1,2)
Qualquer coisa vc ainda tem o comando find /boot/grub/stage1 para ele fazer este trabalho de apontar automaticamente para vc..
:clap: