+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Visitante

    Padrão SAMBA / PRINTER

    Eu tenho uma maquina com windows NT que é meu servidor de impressão.
    Eu quero que meus clientes Linux/Unix consigam imprimir neste servidor.

    Com o Samba eu consigo fazer este compartilhamento ?
    Se sim, como ??

    Obrigado.

    Fabio Sales

  2. #2

    Padrão SAMBA / PRINTER

    Se voce ja compartilhou sua impressora no Windows nao precisa não... na hora do boot as estações Linux detectam e instalam impressoras compartilhadas automaticamente.

    Se eh que vc esta usando uma versão relativamente nova da sua distro preferida.

  3. #3

    Padrão SAMBA / PRINTER

    eu tb to com esse problema. tem algum jeito de montar as impressoras compartilhadas pelo windows no braço? tipo um smbclient? eu uso lprng como daemon de impressão.

  4. #4
    Visitante

    Padrão SAMBA / PRINTER

    No Linux é relativamente facil, mas eu tenho alguns clientes que rodam Solaris e neste caso a configuraçao tem que ser no braço, mas eu nao sei se é possivel e se é possivel, como é que se faz.

  5. #5

    Padrão SAMBA / PRINTER

    mas será que da pra trabalhar com impressora através do smbclient?

  6. #6
    Visitante

    Padrão SAMBA / PRINTER

    Bem...
    Consegui configurar a impressora que esta no window em uma maquina Unix.

    Tive que instalar o CUPS para conseguir isso.
    Consigo me autenticar no servidor window.

    O problema agora é que o Unix manda para a fila de impressão, só que nao imprime nada. A fila de impressão do servidor fica vazia.

    Alguem tem uma luz para me dar ??

    Obrigado

    Fabio Sales

  7. #7
    karfax
    Visitante

    Padrão SAMBA / PRINTER

    Se voce usa kde, use o kprinter, é mel na sopa. Se voce usa Fedora, - gnome - use o system-config-printer.

    Sds,

  8. #8

    Padrão SAMBA / PRINTER

    já que vc precisa de uma servidor de impressão com ruindoes .. instala o XP sp2 .. porque ??? porque ele tem bem mais drivers que o NT e se vc possuir micros com XP ou 2000 na rede pode ter problemas .. tipo quando vc manda imprimir sai uma folha de erro após a impressão .. considerando os gastos .. é bom analisar ... eu aqui configurei minhas impressoras usando setup no prompt .. depois fui em printers e fiz a configuração sem problemas ..

  9. #9

    Padrão SAMBA / PRINTER

    só completando.... o configurador "mel na sopa" vc pode chamar com o comando "kcmshell printmgr". é muito baba de configurar. caso vc esteja usando o lprng, use o lprngtool, qdo ele funciona, é muito fácil de mexer tb.
    falows