Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. Eu tento acompanhar com atenção quando o tema é migração para Linux. Inclusive quando o nosso moderador 1c3_m4n, colocou no fórum o tema "migração win para linux" eu procurei acompanhar para tirar as minhas dúvidas também.
    Já comentei aqui no fórum que no início desse ano, tivemos uma fiscalização pesada da ABES na empresa, aqui em Goiânia sobre pirataria Microsoft, Symantec e software Cad_Cam. Conseguimos passar por isso, mas foi muito desgastante. E depois disso, a empresa decidiu dar carta branca para nós do CPD tentarmos software livre, no caso Linux. Inclusive estamos tendo o desgaste natural de ficarmos vigiando os usuários dos pc's windows (85 usuários) a não permitir instalação de qualquer software pirata na empresa. É desgastante para nós do CPD. Já tivemos funcionários demitidos por isso.
    Nós temos 3 servidores na empresa rodando a cerca de 4 anos, todos com o Conectiva 8. Rodam perfeitos. Nunca deram problemas. Menos mal.
    Mas agora com essa fusão da Conectiva com o Mandrake, fica é lógico a sensação desagradável de não continuarmos usando o Conectiva. Inclusive cheguei a instalar o Conectiva 10 num pc do CPD, para conhecer as novidades. Mas essa fusão, a gente tem que começar a pensar em outras distros. Também instalei o Mandrake 10, para conhecê-lo. E agora instalei o Slackware 10.1 no mesmo pc para aprender também. A minha idéia é aprender melhor o Slackware e utilizá-lo como servidores. Já sei que o Slackware é robuto e confiável. Mas sabemos também que o Slackware não é para o usuário final. O Slackware tem o seu nicho de atuação que não é o usuário comun. É para nós mesmos Linuxers. Ele como servidor, estaremos bem assistidos. Nós temos usuários aqui que tratam o computador de "Vossa Senhoria". Tem medo de usá-lo. Fazem o estritamente necessário. Ou seja, executam os aplicativos da empresa, e quando dá algum problema nos chamam por coisas banais e quando tentamos ensiná-los, eles alegam que somos pagos para resolver os problemas e não para ensiná-los. A empresa agora quer que nós encontremos Linux voltado para desktop. Eu andei vendo o Kurumin. Vejo muita gente aqui falando bem dele como desktop. Parece interessante. Vi também o BigLinux que lançou outra versão nova. Não adianta falar de SuSe ou RedHat que são distros corporativas. São excelentes distros, mas por serem corporativas a empresa não quer nem ouvir. Pagar ??? Nem pensar. Afinal a empresa pensa que se o software é livre, nós do CPD, vamos sugerir pagar ??? Não estou galera, criando polêmica sobre essa ou aquela distro. Estamos apenas procurando uma distro que seja voltada para o usuário final mesmo. Aquele usuário que quer as mesmas "coisinhas by Microsoft". E a empresa nos fala assim : "Vocês tem que entender que o usuário é como se fosse um cliente. Vocês tem que vender o peixe de vocês ..." .
    Se vocês puderem me dar alguma sugestão sobre isso, agradeceria. Não estou aqui criando qualquer polêmica de melhor distro. Estamos tratando de usuários que infelizmente em sua maioria são usuários , aliás, são funcionários. Nem todos tem conhecimento disso, daquilo ou daquilo outro. Queremos sim, fugir do software pago e proprietário. Mas sabemos que já estamos nos preparando para enfrentar problemas nessa migração. E o mais interessante é que como sempre estamos tendo visitas de outras empresas também do mesmo ramo de atividade, quando eles virem uma rede inteira "by Linux" isso vai dar uma mexida legal nas empresas do ramo. Tem uma empresa aqui em Goiânia que até hoje dá gargalhadas sobre a fiscalização da ABES. Lá tem somente o Microsiga rodando totalmente em Linux. Os caras estão nadando de braçada. Mas também teve muitas demissões, pela resistências dos funcionários em aceitarem o Linux. Mas a empresa foi em frente e se deu bem.
    Qualquer sugestão ficaria grato. Sem querer polemizar nada. Se nosso moderador achar conveniente trancar o tópico, eu vou entender e nem vou questionar.
    Um abraço a todos do fórum ..... :toim: :toim: :toim:

  2. #2
    OroChiMaRu
    cara ...
    pelo q eu entendi...vc queria saber um linux bom pra ser usado no usuario final .... q seja o mais parecido com windows ????
    um amigo meu instalo um tal de Freedows(se naum for isso eh coisa parecida) ...o desktop eh igualzinho o windows .... comedia ....pra quem eh leigo no linux .... seria bom ...




  3. Cara bom primeiro mais uma vez vou ter de corrigir um usuario daqui o SuSE a partir da versão 9.3 não é mais pago, ele pode ser obtido e copiado livremente, para mais informação leia este link: http://br-linux.org/linux/?q=node/641

    Eu acho que SuSE e Unbutu sao boas opções para voce testar.

    falows

  4. #4
    caremir
    Bom dia Senhores

    Em nossa empresa, passamos por uma situação parecida com a do nosso amigo. Atualmente somos 200 funcionários, aproximadamente 100 usuários. Alem de estarmos migrando cerca de 95% dos OS para Linux, estamos em fase final de implantação do ERP da Microsiga... (em acompanhamento). MAS diferente de sua situação (pelo q percebi) nao estamos tendo nenhum problema com relação a mudança, isso pq, tudo partiu com o TOTAL apoio da diretoria e gerencia da empresa (inclusive estao mais empolgados q nos). Da mesma forma foi com o ERP.
    Acredito que vc deve buscar esse apoio caso nao o tenha ainda... conscientizar os "homens" que ou os usuários envergam ou quebram! e que isso tem de vir deles dos chefes...
    Futuramente sua empresa pode utilizar o linux até como forma de Marketing "Nossa empresa trabalha conforme as leis brasileiras de blabalbal...".
    Acho que vc nao deveria esquentar a cabeca com isto... instala, se gostou PT Saudaçoes se nao vai reclamar com o gerente!

    Visitei empresas que utilizavam Linux e Microsiga a muito tempo... e o pessoal depois de testar varias distro ficaram com o CL...

    Testamos o CL10 e ficou show, mas estamos utilizando o CL9 pois é homologado pela msiga, tb testamos o BigLinux, foi dura a escolha.. o big tb é show... kmirim.. FEdora... nao teve pro CL... . por enquanto..

    O importante e estar legal perante o fiscal... o resto é relatório gerencial veio...

    []s



  5. Além do que, o SuSe pode e já podia ser encontrado nos kazaas da vida... e isso de uma maneira legal.
    Mesmo pagando, qualquer linux, você deveria saber que, basta um CD/licença (como você prefirir chamar) para que você os instale em qualquer quantidade de computadores..

    Eu já estou chegando a uma conclusão.
    "Distro é igual à linguagem de programação! A melhor distro é aquela que você sabe usar melhor."






Tópicos Similares

  1. Respostas: 2
    Último Post: 08-08-2016, 07:37
  2. Desktop Linux, iniciando
    Por dbogro no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 16-08-2005, 20:32
  3. Estaçoes Linux (desktops linux)
    Por thiagog no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 28-06-2005, 18:17
  4. Desktop Linux
    Por andunno no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 3
    Último Post: 02-10-2004, 21:04
  5. Desktop Linux
    Por shido no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 08-08-2002, 09:09

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L