Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    3.928
    Posts de Blog
    1

    Padrão amarrar ip no mac

    Galera é o seguinte

    teve um topico ai que falava sobre amarrar o ip com o mac na talela arp


    porem tenho umas duvidas


    eu tenho uma rede 192.168.0.0/24

    porem não uso ela toda

    uso só ate o ip 50

    no arquivo /etc/ethers

    la os 50 ip e 50 mac

    mais si o cliente trocar a placa e mudar o ip ele ira se conectar

    ou eu tenho que criar os mac de mintirinha e colcoar o resto do ip ??
    ex:
    aa:cc:dd:00:11:22 192.168.0.51

    assim o ip 51 tem que pegar aquele mac

  2. #2

    Padrão amarrar ip no mac

    no dhcp.conf vc pode definir os range. ips fora do range definido não são atribuidos, nem se forçados pelo mac.



  3. #3

    Padrão amarrar ip no mac

    Se ele colocar outro ip vai navegar... agora se ele usar o mesmo ip acredito que não pois o ip vai estar associado a outro mac mesmo a placa de rede estando desligada.

  4. #4

    Padrão Re: amarrar ip no mac

    Coloque no /etc/ethers os ip de 192.168.0.1 ate 192.168.0.254

    Todos com os macs de mentirinha e depois va inserindo de acordo com seu determinado ipxmac

    Depois digita arp que ele vai ler o arquivo e configurar pra vc !!!

    Lembrando que no arquivo ethers deve ser colocado assim !!!

    192.168.0.1 00:00:00:00:00:00
    192.168.0.2 00:00:00:00:00:00

    Primeiro ip depois o respectivo mac e um embaixo do outro !!!

    Nao esqueça tambem de dar permissao pro arquivo !!!

    Valeu



  5. #5
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    3.928
    Posts de Blog
    1

    Padrão amarrar ip no mac

    caro netuno a questão é que se o cliente for la e trocar o ip ele f.... a rede


    gatoseco qual é a permição

  6. #6

    Padrão amarrar ip no mac

    chmod +x /etc/ethers

    Faz ai e vc vai ver como funciona, se ele trocar o ip dele se foi nao vai navegar pois se ele troca o ip da maquina quando for consultado o ip dele no arquivo nao vai bater com o respectivo mac que ta atrelado entao nao vai funcionar !!!

    valeu amigao qualquer coisa posta ai !!!



  7. #7

    Padrão amarrar ip no mac

    Aproveitando o tópico.. to buscando os macs e ips cadastrados no mysql para gerar meu etherfile... o que ocorre é que os macs estão cadastrados sem divisão com o ":" neste caso precisaria editar tudo isso manualmente... nao é nada interessante pra mim ficar colocando ":' concordam? rsrs.. Ficando assim:

    192.168.2.100 0002446738c6
    192.168.2.101 004f62007056
    192.168.2.102 00400555b957
    192.168.2.103 005004e9d806
    192.168.2.104 0002440dcc82

    Alguem poderia me dar um help em como dividir isso?

    Segue o comandinho que gera o etherfile:

    mysql -Ddatabase -uuser -ppassword -h hostname -e "select ip,mac from tabela order by ip" > /etc/ethers

  8. #8
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    3.928
    Posts de Blog
    1

    Padrão amarrar ip no mac

    sim em questão dos roteadores

    tb tenho que colocar os ip e mac né



  9. #9

    Padrão amarrar ip no mac

    Citação Postado originalmente por Benatto
    sim em questão dos roteadores

    tb tenho que colocar os ip e mac né
    Nao necessariamente...

  10. #10

    Padrão amarrar ip no mac

    Citação Postado originalmente por Jim
    Aproveitando o tópico.. to buscando os macs e ips cadastrados no mysql para gerar meu etherfile... o que ocorre é que os macs estão cadastrados sem divisão com o ":" neste caso precisaria editar tudo isso manualmente... nao é nada interessante pra mim ficar colocando ":' concordam? rsrs.. Ficando assim:

    192.168.2.100 0002446738c6
    192.168.2.101 004f62007056
    192.168.2.102 00400555b957
    192.168.2.103 005004e9d806
    192.168.2.104 0002440dcc82

    Alguem poderia me dar um help em como dividir isso?

    Segue o comandinho que gera o etherfile:

    mysql -Ddatabase -uuser -ppassword -h hostname -e "select ip,mac from tabela order by ip" > /etc/ethers
    Porque vc não cria um script que busca os macs, altera eles e depois atualiza na base. É moleza...



  11. #11
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    3.928
    Posts de Blog
    1

    Padrão amarrar ip no mac

    eai jim blz

    pq naum

  12. #12

    Padrão amarrar ip no mac

    Citação Postado originalmente por nod3vic3
    Citação Postado originalmente por Jim
    Aproveitando o tópico.. to buscando os macs e ips cadastrados no mysql para gerar meu etherfile... o que ocorre é que os macs estão cadastrados sem divisão com o ":" neste caso precisaria editar tudo isso manualmente... nao é nada interessante pra mim ficar colocando ":' concordam? rsrs.. Ficando assim:

    192.168.2.100 0002446738c6
    192.168.2.101 004f62007056
    192.168.2.102 00400555b957
    192.168.2.103 005004e9d806
    192.168.2.104 0002440dcc82

    Alguem poderia me dar um help em como dividir isso?

    Segue o comandinho que gera o etherfile:

    mysql -Ddatabase -uuser -ppassword -h hostname -e "select ip,mac from tabela order by ip" > /etc/ethers
    Porque vc não cria um script que busca os macs, altera eles e depois atualiza na base. É moleza...
    Pq tem um sistema aqui que usa esses macs e nao posso alterar a forma como eles são gravados no banco



  13. #13

    Padrão amarrar ip no mac

    Citação Postado originalmente por Benatto
    eai jim blz

    pq naum
    Nao precisa pq qdo vc usa a tabela arp para amarrar o ip ao mac, vc só está dizendo ao seu servidor que determinado IP usa determinado MAC, ou seja, se este IP não estiver usando o MAC especificado, nao conseguirá se conectar ao seu servidor. Logo, se vc nao especificar o mac dos seus demais servidores, ou roteadores, o seu próprio servidor acrescentará o IP e o MAC destes demais servidores em sua tabela arp...

  14. #14

    Padrão amarrar ip no mac

    Citação Postado originalmente por jim
    Citação Postado originalmente por nod3vic3

    Porque vc não cria um script que busca os macs, altera eles e depois atualiza na base. É moleza...
    Pq tem um sistema aqui que usa esses macs e nao posso alterar a forma como eles são gravados no banco
    Ah bom, teria que fazer então um script que pega os macs da base, deixa da forma que vc quer e então grava no arquivo /etc/ethers. Daí voce executa esse script ao inves do comando que voce citou. Acho que é a única forma.



  15. #15

    Padrão amarrar ip no mac

    Amigo fiu eu o autor daquele post pelo menos do ultimo sobre este assunto.
    Cheguei a conclusão q a maneira mas segura é fazer pelo iptables pois vc pode usar sua tabela arp para outros fins.
    Abraço

  16. #16
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    3.928
    Posts de Blog
    1

    Padrão amarrar ip no mac

    no caso eu axo uma boa amarrar usando o arp

    pois eu naum uso arp pra nada



  17. #17
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    3.928
    Posts de Blog
    1

    Padrão amarrar ip no mac

    k7


    seguinte minha rede é /16 ou seja 255.255.0.0

    eu vou morrer de digirar tudo os mac de mentirinha

  18. #18
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    3.928
    Posts de Blog
    1

    Padrão amarrar ip no mac

    sobre o cadastramento eu posso
    afzer assim
    192.168.0.1 00:00:00:00:00:00
    192.168.0.2 00:00:00:00:00:00

    tipo ser o mesmo mac



  19. #19

    Padrão amarrar ip no mac

    Citação Postado originalmente por Benatto
    sobre o cadastramento eu posso
    afzer assim
    192.168.0.1 00:00:00:00:00:00
    192.168.0.2 00:00:00:00:00:00

    tipo ser o mesmo mac
    No seu caso é mais fácil fazer por iptables mesmo...

  20. #20

    Padrão amarrar ip no mac

    Citação Postado originalmente por nod3vic3
    Citação Postado originalmente por jim
    Citação Postado originalmente por nod3vic3

    Porque vc não cria um script que busca os macs, altera eles e depois atualiza na base. É moleza...
    Pq tem um sistema aqui que usa esses macs e nao posso alterar a forma como eles são gravados no banco
    Ah bom, teria que fazer então um script que pega os macs da base, deixa da forma que vc quer e então grava no arquivo /etc/ethers. Daí voce executa esse script ao inves do comando que voce citou. Acho que é a única forma.
    Foi justamente a ajuda pra fazer isso que eu pedi :P