+ Responder ao Tópico



  1. #1
    gatomestre
    Visitante

    Padrão Boot Remoto em modo leitura

    Saudações Amigos,
    Instalei o Conectiva 10 em um servidor e configurei o boot remoto. Os teminais acessam beleza, entram no X (kde) e tudo mais, mais se eu for mecher em algum arquivo, instalar algum programa via terminal, ou qualquer coisa que se refere a gravação, o mesmo me da mensagens que a pasta tal ou arquivo tal esta somente em modo leitura.

    Troquei de usuario, já loguei como root e nada. Até o proprio root não tem permissão em mecher na maioria das pastas.
    Se alguem souber como posso resolver, ficaria agradecido...

    Atenciosamente
    Luciano

  2. #2

    Padrão Boot Remoto em modo leitura

    Olá!

    Eu uso esse esquema sem problema algum, não sei o que pode estar ocasionando esse erro no seu caso. Vou postar aqui o procedimento que *eu* usei, veja se vc errou em alguma parte:


    Configuração do servidor:

    1. Editar /etc/X11/xdm/xdm-config e comentar (inserindo um ! no início) a linha:

    Código :
    !DisplayManager.requestPort: 0

    2. Editar /etc/X11/xdm/Xaccess e descomentar a linha abaixo, retirando o # do início:

    Código :
    * # any host can get a login window


    3. Editar /usr/share/config/kdm/kdmrc . No arquivo você encontrará a linha:

    Código :
    [Xdmcp]
    Enable=false
    Basta alterá-la para:
    [Xdmcp]
    Enable=true

    Finalmente, ative o compartilhamento e configurar as opções da tela de login usando o utilitário gráfico GDM (gdmsetup). Acesse a aba "XDMCP" e marque a opção "Enable XDMCP".



    Configuração do cliente:

    Para os clientes obterem o login gráfico do servidor, basta alterar o arquivo /etc/inittab, substituindo (ou adicionando no final) a linha:

    Código :
    x:5:respawn:/etc/X11/prefdm -nodaemon
    por:
    Código :
    x:5:respawn:/etc/X11/X -query IP_DO_SERVIDOR

    Observe que todos os IPs (estações e servidor) precisam estar na mesma subrede para que isso funcione.



    Ah, e é só com o login remoto que dá erro de gravação ou acontece também no login no servidor (tanto root, quanto usuários)?


    Flw.

  3. #3
    gatomestre
    Visitante

    Padrão Boot Remoto em modo leitura

    Blz Amigo, vou tentar fazer isso. Esse problema só acontece nos terminais. Outra coisa que gostaria de saber: Nos terminais, eu posso rodar o sinaptic para instalar algum pacote?
    To perguntado, pq usando a opção de no linuxconf de INSTALAR PACOTES PARA OS TERMINAIS eu estou com problemas pq tem pacotes que eu preciso e ele não instala pq tem pendencias e não consigo descobrir qual a pendencia.
    Se vc souber alguma forma de como posso descobrir sobre as pendencias de pacotes tb ajuda.

    Obrigado.

  4. #4

    Padrão Boot Remoto em modo leitura

    FAla gatomestre,

    tb fiz os mesmos prodcedimentos do Lidsky, e funcionou normal.
    Vai ver é alguma coisa com permissao, deve ser alguma coisa q está passando desapercebido.

    abracos

    jeff