Bom dia pessoal do forum,
estou iniciando em linux e wirelless e não tenho muito conhecimento, em linux principalmente. Tenho que montar um rede wirelless para atender a 20 pessoas que estão espalhadas em um raio de 4km. Tenho um link dedicado embratel de 256Kbis/s.
Como sou iniciante em linux e não tenho muita experiência ainda e tenho poupo tempo para montar a rede, então pensei em fazer o seguinte:
Quero usar um rádio Ovislink com o firmeware modificado para fazer controle de banda, NAT, amarrar MAC ao IP e bloqueio de clientes diretamente no rádio, assim não tenho necessidade de fazer isso no servidor.
Mas o rádio não faz cache das páginas então quero colocar um servidor linux somente com o proxi SQUID configurado apenas para fazer cache das páginas, cache de atualizações de programas e downloads, fazendo com que o link internet renda mais.
No rádio Ovislink configurado como AP quero colocar um antena omni de 8 dbi hyperlink ou mesmo uma antena setorial TSM de 90º e 12,5 dbi (assim vou esta dentro das normas da anatel), pois todos os usuários estão em uma mesmo região da cidade e podem ser cobertos pelo sinal da setorial de 90º.
Qual a opinião de vocês?
O que terei de vantagens e desvantagens fazendo isso?
O que vocês indicam?
Obrigado!