Página 1 de 7 123456 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Olá pessoal tudo bem?
    Acabei de entrar em uma empresa e como vou ser responsável pela segurança dos dados, estou pensando em instalar o OpenBSD no servidor deles lá.
    Atualmente temos o seguinte.

Desktops (W98)----- Servidor de dados(rh9.0)
    |
    Servidor de internet (squid, apache, gw, firewall, vpn, voip) (Slack 9)

Como o nosso servidor de internet é fraco (pentium 233), eu pensei em deixá-lo como gw vpn e voip (por enquanto) e colocar uma máquina mas poderosa como servidor de internet com o squid, apache, firewall e anti-vírus (pois eles não possuem isto por lá).

Já ouvi muito sobre os bsds e sua segurança, etc...
    O grande problema é que dizem que para ele funcionar bem, temos que saber usá-lo bem, agora vem as perguntas..

Ele é muito diferente, em sua configuração, do que o linux. É muito difícil aprender a administrá-lo?

Será que compensa?

-None-
    Olá,

Se você precisa de segurança, com certeza a melhor opção é o OpenBSD (afinal ele é projetado para isso) e vale a pena aprender sim, o linux é bom mas há alguns aspectos que tornam a segurança dos BSDs melhor. Por exemplo, o OpenBSD (não sei a partir de qual versão) aloca o programa na memória de forma diferente, a pilha do programa fica em uma área separada da memória, o que diminui enormemente o risco de exploit através de buffer overflow visto que o endereço de retorno não é facilmente alcançável (ou até mesmo encontrado).

Quanto a diferença do Linux e BSD não posso te dizer muito (nunca usei Linux), mas creio que não será muito difícil familizarizar-se com o sistema.

-None-

3. olhe.. faça uma visita ao site do open (http://www.openbsd.org). Pessoalmente eu prefiro o FreeBSD (http://www.freebsd.org) que achei mais "suave" conosco que somos principiantes.

aqui, ó: http://search.atomz.com/search/?sp-a...ebsd&search=Go

vc vai encontrar alguns bons artigos.. (e muitos) desde o básico até o mais avançado.

No mais.. diferente? é.. prepare-se, vc vai tomar uma surra legal, até conseguir se situar direito nos *BSD's. Mas nada mortal.

4. Legal...
    vou tentar instalar ele do 0...

O foda é que nem sei configurar um server direito no Linux..
    nunca instalei um server com esta reponsabilidade..

Manjo quase nada de iptables.. isso é que é foda.

Como é o suporte aos bsds?
    Foruns, etc

5. Citação Postado originalmente por vonlinkerstain
    Legal...
    vou tentar instalar ele do 0...

O foda é que nem sei configurar um server direito no Linux..
    nunca instalei um server com esta reponsabilidade..

Manjo quase nada de iptables.. isso é que é foda.

Como é o suporte aos bsds?
    Foruns, etc
    mano.. vc tá ferrado. Se nem no Linux.. então vai sofrer muito mais. E.. iptables? quiquiéisso? come-se?

vê? começa por aí, coisas que vc tem aqui, não tem lá, e vice-versa.

Como é o suporte? áspero. Faça perguntas muito primarias no canal #freebsd na brasnet e vai perceber rapidinho que não querem vc lá. Faça as mesmas perguntas na lista do FUG e.. bem.. melhor não fazer perguntas muito primárias, faça-as apenas aqui.
    Mas pesquise no google antes, pq mesmo aqui.. bem..

Vá a temporeal (http://www.temporeal.com.br) e compre o livro "Dominando o BSD". É o melhor investimento que poderá fazer pra vc.

Tópicos Similares

1. Firmware: Instalar ou Não?
    Por fajo no fórum Redes
    Respostas: 4
    Último Post: 01-06-2008, 09:27
  2. Load Balance + HA - Possivel ou não dá?
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 23-05-2003, 11:30
  3. não está enviando ou não está recebendo...
    Por ozzymaia no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 20-05-2003, 10:59
  4. Respostas: 8
    Último Post: 08-03-2003, 14:39
  5. O Processo está Ativo ou não?
    Por PedroNasc no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 04-12-2002, 13:51

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L