Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Pessoal.....é o seguinte:

Tenho aqui um servidor com dois hds sata, pois a intenção é utilizar Raid 1.

Instalei Linux normalmente e estou trabalhando com ele......

A pergunta é:

Era preciso ter feito alguma configuração na Placa Controladora para que o raid 1 funcionasse? porque me disseram que era automatico, que não é preciso fazer nada que já está havendo backup para o segundo hd.......é assim mesmo??

Ou será que terei que testar o segundo hd pra ver se há algo gravado nele?

Uso Conectiva 10...

Grata!

2. Detalhe: Raid via hardware....

3. Bom dia Natasha

Bom, o raid tem dois metodos de ser feito ou via hardware ou via software, o mais aconselhavel seria hardware. mas no seu caso vc diz que possui dois hd SATA, certo, e com certeza esta placa mãe sua tem controladora RAID então para você esta fazendo o raid vc teria que configura primeiro na controladora. e assim mandar instalar o sistema. e dae ele vai detectar automanticamente. pois o raid ja esta feito. entende.

4. Tipo.. o SO nao detecta o raid via hardware, para o SO ele nem sabe que ele esta trabalhando com raid ok? tudo que ele encherga é um disco "comum" que a controladora apresenta para ele.
    Quanto a ser automatico? Ai é ralado dizer... tem que ver na sua controladora se o array está formado, se ele jah estiver formado e sincronizado esta tudo ok, caso nao voce precisará criar o array, e provavelmente perdera os dados, apesar de ter em algumas a opcao de "keep data" mas eu nunca testei, tai uma boa chance de voce testar.

Verifique la na sua controladora e de uma posicao.

5. A máquina é um PowerEdgel da Dell...antes de inciar a instalação do Sistema Operacional foi executado um cd da Dell onde "foi configurada" Placa Controladora, só que não cheguei até o final do assistente desse cd pq ele me obrigava a instalar Windows, e minha intenção era Linux. Saí do assistente e instalei o Conectiva 10...

Aí estou na dúvida se a placa controladora está funcionando ok em raid 1...há alguma maneira de eu verificar sem ter que desplugar o primeiro hd e ver se funciona pelo segundo? :?

Tópicos Similares

1. Hd Sata Raid Fedora8
    Por m4tri_x no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 0
    Último Post: 02-07-2008, 14:39
  2. Instalar dois Hds satas com Raid
    Por amsyss no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 18-05-2006, 11:30
  3. RAID 1 com 2 hds sata por software
    Por schachspiel no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 4