+ Responder ao Tópico



  1. #1
    jvdebian
    Visitante

    Padrão Kernel 2.6 tem suporte a NTFS nao tem?



    Hello Guys,

    o negocio e o seguinte, estou testando o Fedora na minha rede e ja coloquei um PDC Rodando com o Fedora e acho que nunca foi tao facil pra integrar maquinas XP no Linux PDC, ta funfando mto bem!!!!
    ai entao resolvi trocar minha estacao que estava rodando o SUSE 9.2 (mto bom por sinal) e instalei o Fedora 4 rodando o GNOME.. ate ai blz!!!
    O problema e q ele nao montou as minhas particoes sozinho (ps: o SUSE fez) bom mas mesmo assim eu pderia montar manualmente mas:
    qdo eu dou mount -t ntfs /dev/sdb1 /mnt/windows, responde uma mensagem de erro dizendo:

    - mount: unknown filesystem type 'ntfs'

    Bom se no Kernel 2.4 tinha suporte a ntfs!!!! :toim:

    pq q e q ta me dando essa msg!!! alguem tem alguma ideia!!!!

    Brigadao community!!!

  2. #2
    mceiras
    Visitante

    Padrão Kernel 2.6 tem suporte a NTFS nao tem?

    Verifique se o kernel foi compilado com suporte a NTFS.

  3. #3
    mcm
    Visitante

    Padrão Kernel 2.6 tem suporte a NTFS nao tem?

    É o seguinte:

    O Kernel 2.6 tem suporte limitado ao NTFS.

    Por enquanto, ele suporta read, e write (MAS, NO WRITE, você só pode alterar arquivos sem alterar seu tamanho e NÃO pode criar nenhum arquivo novo na partição).

    Veja se o kernel foi compilado com esse suporte, senão você terá que recompilá-lo para adicionar isso.

    E não se esqueça de usar como Read Only, pois o Write ainda possui um DANGEROUS bem grande ao lado!

  4. #4
    mceiras
    Visitante

    Padrão Kernel 2.6 tem suporte a NTFS nao tem?

    Por sinal este suporte total a NTFS é uma das promessas mais antigas do linux. Desde quando comecei a usar o Linux (kernel 2.2.x) ja falavam que "em breve" iam implementar suporte 100% ao NTFS. Logico que a M$ não libera informações sobre o NTFS (que por sinal tb vive mudando de versao ja estando na 5.0 se não me engano). Por isso é preciso muita engenharia reversa. Quem sabe a IBM liberando o codigo do OS/2 como pede a comunidade isso não ajude.

  5. #5
    lucasdeabreu
    Visitante

    Padrão Kernel 2.6 tem suporte a NTFS nao tem?

    Existe um projeto chamado Captive , que utiliza o driver nativo do windows para poder utilizar a partiçao NTFS com RW , mas pelo que sei so funciona com o windows XP ...

    http://www.jankratochvil.net/project/captive/


    Lucas de Abreu

  6. #6
    mcm
    Visitante

    Padrão Kernel 2.6 tem suporte a NTFS nao tem?

    O problema disso é a falta de colaborção da MS (claro).

    O pessoal do Kernel faz o que pode, mas tem casos que nem com engenharia reversa pode ser descoberto tudo o que é necessário.

    []s!

  7. #7
    Visitante

    Padrão Kernel 2.6 tem suporte a NTFS nao tem?

    Ehh isso q eu pensei q o kernel 2.6 poderia impementar, ouvi alguns colegas dizendo que seria possivel a escrita em particoes ntfs com o Kernel 2.6. Mas bele, valeu pela dica galera.
    P.S?? nao tem jeito de soh carregar um modulo ou coisa parecida nao!!! eu tenho realmente que recompilar o Kernel!!! e q eu fiz uma vez no Debian mas depois nao tentei recompilacao mais.. e acho um pouco chato recompilar kernel!!!

  8. #8
    mcm
    Visitante

    Padrão Kernel 2.6 tem suporte a NTFS nao tem?

    Olha só, no Suse 9.2 eu tô rodando o último kernel (2.6.12.4), olha o que diz o suporte a NTFS:

    CONFIG_NTFS_FS:

    NTFS is the file system of Microsoft Windows NT, 2000, XP and 2003.
    Saying Y or M here enables read support. There is partial, but safe, write support available. For write support you must also say Y to "NTFS write support" below.

    There are also a number of user-space tools available, called ntfsprogs. These include ntfsundelete and ntfsresize, that work without NTFS support enabled in the kernel. This is a rewrite from scratch of Linux NTFS support and replaced the old NTFS code starting with Linux 2.5.11. A backport to the Linux 2.4 kernel series is separately available as a patch from the project web site. For more information see <fileocumentation/filesystems/ntfs.txt>
    and <http://linux-ntfs.sourceforge.net/>.

    Agora a parte específica a suporte a write em NTFS:

    This enables the partial, but safe, write support in the NTFS driver.
    The only supported operation is overwriting existing files, without changing the file length. No file or directory creation, deletion or renaming is possible. Note only non-resident files can be written to so you may find that some very small files (<500 bytes or so) cannot be written to.

    While we cannot guarantee that it will not damage any data, we have so far not received a single report where the driver would have damaged someones data so we assume it is perfectly safe to use.

    Note: While write support is safe in this version (a rewrite from scratch of the NTFS support), it should be noted that the old NTFS write support, included in Linux 2.5.10 and before (since 1997), is not safe.

    É meio grandinho, mas vale a pena ler pra entender melhor o atual status de NTFS no Linux (e também para ver que isso foi rescrito do 0).

    Espero que ajude.