Olá amigos do fórum!!!
Bom, eu tô querendo montar um WISP aqui na minha cidade e oferecer acesso residencial (barato). Só que eu tô com dúvida quanto à questão da banda compartilhada entre os clientes...Por exemplo, nos links ADSL a banda é compartilhada, mas eu não tenho idéia do quanto (no mínimo) fica garantido para cada cliente (numa determinada quantidade de banda para uma determinada quantidade de clientes), para que tenham uma conexão bacana...
Como poderia definir isso?
Por enquanto eu apenas estou atendendo clientes corporativos/empresariais, que compram links com banda garantida (é isso aí, eu tenho vendido 64 kbits e 128 kbits dedicados)...
Mas agora eu quero atacar usuários residenciais, com preços bem bacanas (pra bater a concorrência - wireless e ADSL), só que não sei como eu vou compartilhar um "tanto" de banda para um "tanto" de clientes, e ainda garantir um mínimo para cada um quando der gargalo no uso...Meu problema é quanto a números ideais...quanto às configurações do servidor (Linux/HTB/Iptables/IPP2P) tá tudo tranquilo...
Se alguém pudesse me dar uma "luz" sobre como eu alocaria banda, e que quantidade é razoável para uma certa quantidade de clientes...
Meu problema todo é que eu ainda não tenho experiência com o atendimento de um público doméstico, do tipo que quer ficar baixando MP3 e filmes pela Internet...ai já viu, quanto de banda eu vendo pro cliente ter uma conexão bacana e que eu possa também vender para mais clientes e tals...e consiga depois pagar meu link e obter lucro?!
Qualquer ajuda/dica será bem-vinda e ficarei muito grato.