Página 1 de 7 123456 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

maverick_cba
    Olá amigos do Under, gostaria que me sanassem algumas dúvidas.

Seguinte, estou no final do meu Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas e Redes de Computadores e como de praxe preciso apresentar meu projeto de conclusão de curso.

Pois bem, minha idéia é montar uma interface web para gerenciamento de provedores wireless.

Irei utilizar o PHP na linha de comando integrado ao mysql.

Daí minhas dúvidas são as seguintes:

[list]1- Se eu colocar esses script na raiz do servidor web, consiguirei eu digitando o caminho relativo ao meu script executa-lo como se estivesse rodando ele no shell?
    2- Tem como atráves de um script em php eu executar um outro script em bash por exemplo?
    3- Como faço para rodar um comando com direito de root? Pois precisarei rodar o iptables e outros comandos que requerem direitos de root e como os scripts rodaram no apache daí não terei permissão.[/list:u]

Agradeço a ajuda que puderem me dar.

2. Alou maverick_cba,

1- Consegue sim. Porem seus scripts devem possuir o caminho para o php , mais ou menos assim:

#!/usr/local/bin/php -q
    <?php
    ...

e vc chama pelo caminho dele /home/user/script.php
    Este é o jeito mais facil, Neste endereço vc encontra outros:
    http://www.master.iag.usp.br/manuais...mmandline.html

2- Sim tem, utilizando algumas funções "Perigosas" da para fazer.
    funções como exec , shell_exec , system entre outras . Dá uma pesquisada por elas no goolge.

3- Aí vai ser problema, pois dependendo das funções/comandos desejarão que vc esteja como root na máquina.

Ve se te ajuda para começar.
    Falou abraços.

Shadow_Night
    errr.. cara, acho estranho vc com uma aplicação web ter direitos root, acho que isto não vai dar não, motivo seria obvio, virus, ai qualquer um poderia escrever um escripitzinho que desconfigura o bashrc com uma aplicação web por expl, creio, que seja dificil conseguir permissção root em um sistema, posso estar falando besteira se estiver que o moderador delete meu topico por favor.

dougfunny
    ola, caro amigo, vc pode executar comandos de root sim como qq usuario, vc deve utilizar o "sudo" para isso.

5. Citação Postado originalmente por dougfunny
    ola, caro amigo, vc pode executar comandos de root sim como qq usuario, vc deve utilizar o "sudo" para isso.
    Desde que você configure o "sudo" para executar esses comandos, e para configurar o "sudo" você vai precisar da senha de root. Portanto, acho que procede a colocação do nosso colega Shadow_Night.

[]'s
    Cléoson.

Tópicos Similares

1. Enviar emails na linha de comando?
    Por aprendiz_ce no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 11
    Último Post: 11-04-2006, 09:19
  2. enviando e-mail na linha de comando
    Por mcyberx no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 6
    Último Post: 13-07-2004, 17:26
  3. Enviar arquivo anexo na linha de comando