+ Responder ao Tópico

Pessoal li ESTE FORUM MAS mas não entendi uma coisa.
    minha duvida não é o que é LOAD AVERAGE, mas saber interpretar o seu indice .

ENTENDI que :

É na maioria das vezes parte de um sistema de informação de um programa onde o programa relata dados sobre seu funcionamento.
    Load Average na maioria das vezes refere-se a "Carga do Sistama".

ENTENDI que :
    É normal passar de 100, isto não é porcentagem de uso de processador, é número de processos em execução

Mas NÃO ENTENDI
    Alguns dizem que o load average deve ser menor que 1 ,se for maior que um, significa que o sistema esta sobrecarregado,outros 80% , outros que pode chegar tranquilamente a 500..

AFINAL
    Mas a final como posso saber se load average é bom ?
    Será que não serve como parametro para banceamento de carga pois necessariamente os processos não estão em execução na CPU?

Qual a medida certa ? Qual o limite (valor maximo ) de Load Average bom ?

2. Oi amigo,
    Creio que você está confundindo as coisas.

man top
    uptime
    This line displays the time the system has been up, and the three load aver­
    ages for the system. The load averages are the average number of process
    ready to run during the last 1, 5 and 15 minutes. This line is just like
    the output of uptime(1). The uptime display may be toggled by the interac­
    tive l command.

Quanto maior o load mais ineficiente está o seu sistema , pois indica que ele está com fila de processamento.

Vale ressaltar que estou me referindo a uma plataforma Linux , pois um servidor Windows 2003 gira o load em 40 e isso é absolutamente normal.

Falou.

3. É, o LA refere-se a carga do sistema.

Mas 500 em LA... hehehe... :P

Tudo depende do que você vai rodar na maquina, se teu servidor é para fazer calculos matematicos, quebrar senhas e etc, ficar com LA alto é "normal" já que a maquina vai estar conscentrando todas as forças dela em um unico objetivo.

Agora se tens um servidor que é serviço de email, dns, firewall e etc... LA de 10 já está alto para responder bem a todos esses serviços, enquanto maior o LA, maior o tempo de resposta. Trabalho dando suporte a mais de 100 servidores, as maquinas quando estão trabalhando com folga, o LA é abaixo de 1, agora quando uma maquina está acima de 10, já é para parar e verificar o que acontece... Um dos servidores que dou suporte recebe em media 70.000 emails por dia (spams inclusos), e o LA medio é 2.5 com tratamento de e-mail, antivirus e anti-spam. Quando a maquina tá com LA acima de 10, vejo logo que é DOS (jarrada de aprox. 5.000 emails de uma unica vez de mais de 500 origens diferentes mas de uma mesma mensagem), entao configurei que se o LA passar de 20 o MTA começa a recusar novos e-mails... :toim: :toim:

Tópicos Similares

1. Fedora 2 não grava minhas configurações de video !
    Por ricardodru no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 23-02-2005, 16:44
  2. load average ????
    Por ecbr no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 10
    Último Post: 25-11-2004, 21:37
  3. Load Average
    Por xtr3m3 no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 26-06-2004, 14:04
  4. Respostas: 7