+ Responder ao Tópico



  1. #1

  2. #2

    Padrão O linus ficou doido!!!

    Torvalds decide cobrar pelo uso da marca Linux
    Terça-feira, 23 de agosto de 2005 - 13h19

    SÃO PAULO – Linus Torvalds, criador do sistema operacional de código aberto Linux, resolveu cobrar pelo uso de sua marca. Com esse objetivo, ele registrou o nome e criou o Linux Mark Institute (LMI), uma organização sem fins lucrativos para defender e licenciar a marca.

    O advogado de Torvalds já começou a agir. Ele entrou em contato com 90 companhias da Austrália, pedindo para que paguem pelo uso de sua marca "Linux” no LMI. Elas teriam de desembolsar entre 200 dólares a 5 mil dólares para adquirirem uma sublicença do nome Linux.

    A comunidade de código aberto está protestando e acusa Torvalds de estar querendo cobrar pelo sucesso do Linux. Ele se defende, dizendo que os custos legais da taxa de licença são muito mais altos do que está pedindo pela sublicença. O fundador do Linux diz ainda que o objetivo do LMI não é ganhar dinheiro, mas sim proteger e controlar o uso da sua marca.



    MANU,ELE TAH XAROPE....ACHU Q ELE QUER FICAR RICO...



  3. #3

    Padrão O linus ficou doido!!!

    Lá vem encrenca ...........
    Um novo Bill Gates da vida.
    O DOS também começou assim .......
    E vejam hoje ...........
    Bom , pelo menos a comunidade no mundo inteiro tem os fontes.
    E depois para mudar de Linux para xxx da vida , deve ser um pulo.
    Afinal o cara começou assim .............

  4. #4

    Padrão O linus ficou doido!!!

    O que será cobrado é uso do nome Linux, e não o SO...



  5. #5

    Padrão ...

    Como ja discutido em outro tópico, isso será uma coisa necessária para o bem da comunidade, para ninguem registrar o nome Linux e usa-lo da forma que entender...Pelo menos sabemos que o criador do sistema está responsável por ele...

    E na minha opinião ele merece uma certa recompensa pelo que criou, pois afinal todos nós usamos ( pelo menos a grande maioria daqui sim ).E como ele não irá cobrar pela utilização do sistema, para a maioria de nós não haverá problema, e tambem não será nenhum sacrifício para as empresas que usam o nome Linux pagar de 200 a 500 Dolares pela Licensa...

    Lembrem-se do caso da SCO...E pensem bem.

    Abraços

  6. #6

    Padrão O linus ficou doido!!!

    E aí tudo vai terminar em pizza.
    Ou seja, PIRATARIA ...........
    No Brasil ??? Nosso povo sabe burlar esse tipo de coisa .........
    Chato isso ..........



  7. #7
    mstr_dos_magos
    Visitante

    Padrão O linus ficou doido!!!

    Boa tarde pessoal !
    Bem,
    Primeiro o MS-DOS nunca foi distribuído gratuitamente, ele sempre foi pirateado e descaradamente.
    Segundo, um novo Bill Gates, ae é exagero, pessoalmente defendo a atitude de Linus, pois para aqueles que não estão interados no assunto, Linus está tentando preservar a marca que ele criou, nada mais que justo, algumas empresas já tentaram usar de artifício para registrar de forma legal a Marca Linux, e não o programa, o que acontece é que, com essa atitude, o nome do S.O. poderia ser usado por grandes corporações e ser cobrado do criador para que pudesse continuar usando o nome Linux para o kernel do sistema. Isso seria algo extremamente desconsolador para quem construiu o nome e idealisou o que usamos hoje como uma plataforma completa e robusta no nosso dia-a-dia. Usar o Sistema Operacional Linux, não será cobrado, até o momento ele não se manifestou desse modo, o que ele quer, é que empresas que usam o nome Linux em sua fachada e, provém recursos financeiros, paguem pelo uso da marca, isto estaria veinculado a sites, empresas, entre outro.
    Imaginem uma grande corporação licenciar um produto tipo, um refrigerante, e colocar o nome de Linux-Cola por exemplo ! e isto pode não estar longe de acontecer.
    Com este ato, Linus estará defendendo o nome da marca Linux, e aqueles que tentarem usá-la para fins lucrativos terão que pagar para tal, um exemplo bem real é, das empresas que distribuem o Linux em caixas e retém recursos com a venda do S.O. como a RH, que vende a caixa com o nome e ainda ganha dinheiro com isso, o Slackware por exemplo, vende, mas, não usa a título financeiro, pois são terceiros que montam as caixas de venda do sistema. Patrick a penas o prepara e envia aos links ftp.
    Precisamos agora é saber nas entrelinhas o que Linus estará preparando para o futuro do Linux.


    Para os desorientados de plantão, leiam estes postes antes de comentarem besteiras, asneiras, ou qualquer coisa eiras.
    http://www.noticiaslinux.com.br/nl1124763075.html


    Se eu comentei algo errado, peço mil desculpas a comunidade, pois foi o que entendi após leituras em listas que estão comentando tal ato de Linus.
    []s a todos !