+ Responder ao Tópico

1. Ola,

Estou usando samba-3.0.14a-2 + Kernel 2.6.12-1.1398_FC4.
    Por acaso o programa authconfig permite que eu configure para os usuarios de estacoes Linux facam logon em um servidor Samba, sem a necessidade de logon local?

Eu ja configurei o autologin de usuario local seguido de script no .bashrc para pedir usuario/senha do servidor Samba, e esta funcionando.

Contudo, gostaria de saber se tem algo mais integrado, como funcionam as estacoes Windows, que basta incluir no Dominio e nao precisa mais de logon local, elas logam direto no servidor Samba.

Eu ja vi o pessoal mexendo nos PAMs da vida, mas aquilo la é uma tarefa bracal danada, se comparado com a configuracao de estacoes Windows. Eu tentei mexer no authconfig mas quando aparece a tela de login do Linux e eu digito um usuario da rede nao funciona.

Imagina se voce tem umas 200 estacoes para configurar, se o authconfig funcionasse legal e sozinho, sem nenhuma configuracao adicional, seja com Samba ou NIS ou LDAP, seria tao tranquilo quanto estacoes Windows.

Luzumba
    Voce pode fazer atraves de ldap, ja pensou nisso ?

Sobre o tempo que é configurar um servidor win e um linux, acho que é uma questao, de ponto de vista, eu por exemplo, crio todos os scripts necessarios, para facilitar o meu serviço como administrador de uma rede, e posso criar diversas regras, tanto como o metodo de autenticação.

Infelizmente existem pela propria cultura ao mundo microsoft, nao que seja ruim, muito viciadas e muitas facilidades, que tornaram as ferramentas microsoft, vulneraveis demais, alem do serviço ser feito todo pelo programa e o admin praticamente nao ter conhecimento nenhum dela, nem de como funciona realmente, e pagar caro por isso. É isto que difere o mundo linux do win. Sinceramente nao gosto muito de comparações ms / linux... rs...

Qqr. duvida amigo, post-me quem sabe posso lhe ajudar,
    um grande abraço !!

3. Eu pensei em LDAP tambem, e ate NIS, mas eu gostaria de ter uma forma unica de servidor, pois tenho estacoes Windows e estacoes Linux. Pensei em usar o authconfig pois seria uma forma rapida de configurar estacoes Linux, da mesma forma rapida que tem as estacoes Windows, ou seja, dizendo para serem autenticadas no dominio do servidor SAMBA e pronto.

Mas voltando a minha pergunta: authconfig puro e simples nao da certo?
    Tem que mexer nos PAMs da vida?

Nao gostaria de usar a solucao de autologin local + script de acesso remoto, gostaria de apenas uma autenticacao direta no servidor. É possivel? Se sim, como ficam as permissoes de acesso ao sistema de arquivos local da estacao, todos os arquivos locais sao acessiveis via permissao de "outros"?

Tópicos Similares

1. Permissão Samba
    Por kecal2002 no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 09-10-2006, 14:46
  2. Problemas ao adicionar o samba ao dominio nt
    Por clmr no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 23-04-2002, 10:31
  3. CLIPPER x SAMBA x LINUX
    Por soyeu no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0