Boa noite pessoal,
Tem 4 anos que eu trabalho com wireless, mas nunca tive a necessidade de fazer um link maior de 2km, porém agora tenho dois clientes de uma vez para links com distâncias maiores.
Uma fazenda a 17km e outra a 22km (distâncias tiradas com GPS no local), todos dois tem visada nítida, com binóculo quase dá prá ver o AP no alto da torre.
Bom mas o seguinte hoje minha estrutura é uma omni de 8db e um Ap Samsung, eles estão numa torre de mais ou menos 30mts e no alto de uma serra de 300mts.
Eu ainda não testei sinal, mas com certeza esse conjunto não irá ter força suficiente para levar o sinal até esses dois pontos, o que vocês me aconselham a usar para que eu consiga levar uma conexão de boa qualidade até esses dois pontos? Aproveitando a deixa, eu tenho manter a infraestrutura atual (uma omni de 8db e o Ap samsung), pois ela atende 12 clientes na cidade e quero fazer outra infra-estrutura para atender exclusivamente essas fazendas e outras que forem aparecendo.
Mas eu queria saber quais equipamentos eu devo colocar lá.
Será que seu eu usar uma setorial de 17db ou maior 20db com um amplificador 1watt e uma ovislink para distribuir eu consigo chegar nesses dois pontos?
Nos pontos cliente eu pensei em usar uma antena de grade da zirok de 24db e uma ovislink e falar com os clientes prá construir uma torre de 10mts, apesar de ser visivel do chão as torres que irão distribuir o sinal, mas quanto maior a área de afastamento dizem que é melhor né?
Bom é isso, preciso da opnião de vocês para saber se estou no caminho, por favor opinem a vontade.
Desde obrigado e um abraço.
Rodrigo.