+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão WDS para evitar "self-interference"

    Pessoal, estava cá filosofando...ai me veio uma idéia e gostaria de compartilhar e/ou confirmar com os mais experientes no assunto se isso dá certo:

    Suponham que eu tenha um LinuxAP com 4 cartôes ligado à quatro setorias de 90º ou 4 APs ligado à 4 setoriais.

    Bom, num "setup" normal, nós colocariamos os canai 1,6 e 11 em três antenas, e na quarta, repetiríamos o canal de uma outra antena que estivesse de costas para ela.

    Só que o que sempre acontece é que nem todas as antenas são realmente isoladas pela parte traseira, o sinal vasa...Ai eu pensei, que os 4 cartôes do LinuxAP ou os quatro APs poderiam estar todos setados para WDS entre si...Ai poderiamos utilizar em todos eles o mesmo canal.

    Isso ajudaria também na questâo de interferência com outros provedores (claro, se eles adotarem tbm o mesmo esquema)...

    E ai, o que acham? Será que rola essa idéia...Nunca fiz um setup desse, apenas uso WDS para fazer repetição (tipo: Ap 1 ---> Ap 2 ----> Ap 3 ). Se for viável será muito bom...

  2. #2
    Wireless_Brasil
    Visitante

    Padrão Re: WDS para evitar "self-interference"

    Citação Postado originalmente por roneyeduardo
    Pessoal, estava cá filosofando...ai me veio uma idéia e gostaria de compartilhar e/ou confirmar com os mais experientes no assunto se isso dá certo:

    Suponham que eu tenha um LinuxAP com 4 cartôes ligado à quatro setorias de 90º ou 4 APs ligado à 4 setoriais.

    Bom, num "setup" normal, nós colocariamos os canai 1,6 e 11 em três antenas, e na quarta, repetiríamos o canal de uma outra antena que estivesse de costas para ela.

    Só que o que sempre acontece é que nem todas as antenas são realmente isoladas pela parte traseira, o sinal vasa...Ai eu pensei, que os 4 cartôes do LinuxAP ou os quatro APs poderiam estar todos setados para WDS entre si...Ai poderiamos utilizar em todos eles o mesmo canal.

    Isso ajudaria também na questâo de interferência com outros provedores (claro, se eles adotarem tbm o mesmo esquema)...

    E ai, o que acham? Será que rola essa idéia...Nunca fiz um setup desse, apenas uso WDS para fazer repetição (tipo: Ap 1 ---> Ap 2 ----> Ap 3 ). Se for viável será muito bom...
    Eu digo que nao vai ficar bom por um simples motivo, ele vai compartilhar a mesma banda dos clientees com os outros APs com isso vai ficar mais lento.

    Eu sugiro fazer um plano de canais tipo 1-4-7-11

  3. #3
    Visitante

    Padrão WDS para evitar "self-interference"

    O ideal neste caso, seria botar 2 antenas pol horizontal e 2 verticais usando apenas dois canais assim:

    Ai ficaria show!! com 4 dwl g530 com um Pentium III de 1Ghz com 512 de memoria, layer 7 e controle de banda rodando.



    H -------- canal 1 ----------- H


    V
    |
    |
    |
    canal 7
    |
    |
    |
    |
    V

  4. #4

    Padrão WDS para evitar "self-interference"

    Citação Postado originalmente por Anonymous
    O ideal neste caso, seria botar 2 antenas pol horizontal e 2 verticais usando apenas dois canais assim:

    Ai ficaria show!! com 4 dwl g530 com um Pentium III de 1Ghz com 512 de memoria, layer 7 e controle de banda rodando.



    H -------- canal 1 ----------- H


    V
    |
    |
    |
    canal 7
    |
    |
    |
    |
    V

    He nois!! :clap:

  5. #5

    Padrão WDS para evitar "self-interference"

    Hum...aí, é bom ouvir a voz da experiência...Isso ai foi só um pensamento que me veio à cabeça...mas blz, valeu pelos esclarecimentos!

    Ei, quer dizer que essa dwl-g530 é muito boa pra LinuxAP ? Mas apenas rodando em 802.11b ou em "g" tbm funfa bacana ? (outdoor) ?

  6. #6

    Padrão WDS para evitar "self-interference"

    usa 1, 6 e 11 e faz wds no quarto cartão com um dos outros 3.

  7. #7

    Padrão WDS para evitar "self-interference"

    Citação Postado originalmente por Anonymous
    O ideal neste caso, seria botar 2 antenas pol horizontal e 2 verticais usando apenas dois canais assim:

    Ai ficaria show!! com 4 dwl g530 com um Pentium III de 1Ghz com 512 de memoria, layer 7 e controle de banda rodando.



    H -------- canal 1 ----------- H


    V
    |
    |
    |
    canal 7
    |
    |
    |
    |
    V
    Palpitando (não testei ainda):

    Não seria ainda melhor as antenas que ficam de costas uma para a outra usarem mesmo canal porém polarização inversa, visto que se aumentaria a isolação devido a polarização cruzada das mesmas?

    CANAL 6 – VERTICAL
    |
    |
    |
    CANAL 1 – HORIZONTAL ------------------- CANAL 1 – VERTICAL
    |
    |
    |
    CANAL 6 - HORIZONTAL

  8. #8

    Padrão WDS para evitar "self-interference"

    Hum...aí, é bom ouvir a voz da experiência...Isso ai foi só um pensamento que me veio à cabeça...mas blz, valeu pelos esclarecimentos!

    Ei, quer dizer que essa dwl-g530 é muito boa pra LinuxAP ? Mas apenas rodando em 802.11b ou em "g" tbm funfa bacana ? (outdoor) ?

  9. #9

    Padrão WDS para evitar "self-interference"

    Citação Postado originalmente por ryiades
    Citação Postado originalmente por Anonymous
    O ideal neste caso, seria botar 2 antenas pol horizontal e 2 verticais usando apenas dois canais assim:

    Ai ficaria show!! com 4 dwl g530 com um Pentium III de 1Ghz com 512 de memoria, layer 7 e controle de banda rodando.



    H -------- canal 1 ----------- H


    V
    |
    |
    |
    canal 7
    |
    |
    |
    |
    V
    Palpitando (não testei ainda):

    Não seria ainda melhor as antenas que ficam de costas uma para a outra usarem mesmo canal porém polarização inversa, visto que se aumentaria a isolação devido a polarização cruzada das mesmas?

    CANAL 6 – VERTICAL
    |
    |
    |
    CANAL 1 – HORIZONTAL ------------------- CANAL 1 – VERTICAL
    |
    |
    |
    CANAL 6 - HORIZONTAL

    Desta forma não fica legal, o ideal e botar as que tem a mesma polarização de costa para outra, pois seria o raio que teria menor ruido.

    Veja o Diagrama de Irradiação das setorial, ele so abrange o um lado. atras fica nulo.

  10. #10

    Padrão WDS para evitar "self-interference"

    As idéias sao muito boas, porem só acho ruim, depois ter q ficar lembrando em q polarizaçao determinado cliente esta, para um pop vai bem porem para varios, acho complicado, tenho apenas dois pops, um horizontal e um vertical e tem hora q nao lembro quem é quem!rsrsrs