+ Responder ao Tópico



  1. #1
    pessoal, existe algum utilitario pra linux que me permite ver quanto tempo estou conectado a internet; se possivel ver tb o trafego que esta sendo trafegado no momento

    independente do linux

  2. #2
    Cyber2008
    vc pode usar o comando uptime no terminal para ver o tempo e o utilitário iptraf para monitorar



  3. #3
    brigada, na verdade naum era conectado era conectada!

  4. #4
    Avenger
    Prá ver quanto tempo de conexão tem na internet, por conexão direta assim (rede, como é o caso dos velox/dsl compartilhados), é bem complicado, mas dá prá ter uma estatística média, pegando de 1 em 1 minuto, ou de 5 em 5, a tabela ARP do servidor, gerando um log (talvez até no mysql) para ficar registrado o horário em que tal ARP com qual IP estava registrado na tabela ARP do kernel -- o registro ARP aparece enquanto há alguma conexão recente aberta entre o servidor linux e o cliente -- ou simplesmente algum pacote passando por ali.

    A partir disso é que estou pensando em criar um extrato de uso aproximado para clientes de internet a rádio/cabo.

    Mas atenção: se por acaso alguém liga o computador, e não mexe com nada na internet, e nem antivírus nem nada do windows XP tenta conexão com a net, e o usuário fica completamente 'parado' com dados de rede, embora possa estar usando normalmente word's excéis etc, este não terá sua entrada ARP listada no servidor. A entrada fica listada na tabela arp do servidor por algum tempo depois que algum dado trafega -- coisa entre um a 5 minutos. Então o fato de ter um MAC na tabela ARP do kernel, significa que este cliente trafegou algo recentemente. Se ele de repente parar com o tráfego na net (para jogar um jogo offline, por exemplo), ele vai 'sair' da lista ARP do servidor, contabilizando então como 'desconectado' no âmbito desse nível de monitoração de extrato de uso.

    Complicado né... Eu achei complicado mesmo fazer um 'extrato' de quando alguém está usando, prá somar tempo e tudo. Minha conclusão até agora é que só dá prá tirar um 'aproximado' mesmo do uso. Enquanto o MAC tá registrado, contabiliza hora, se o MAC some, assume como se o cliente tivesse desconectado. Pronto.

    Espero que isso esclareça a parte da dúvida que diz 'ver há quanto tempo está conectado', caso você queira monitorar tempo de alguém -da rede- esteja online, e não do tempo do servidor estar ligado.






Tópicos Similares

  1. Limitar tempo de Conexão
    Por virtualv no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 12-07-2006, 08:50
  2. Tempo de conexao ou Bytes Transmidos
    Por douglassantos no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 07-06-2006, 06:42
  3. mudando o tempo de conexao ociosa
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 4
    Último Post: 04-07-2005, 14:10
  4. Respostas: 6
    Último Post: 21-02-2005, 15:52
  5. FTP - Tempo de conexao
    Por LenTu no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 06-02-2004, 08:22

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L