Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

pablito
    Oi pessoal,

Utilizei o tutorial daqui (https://under-linux.org/noticia5277.html) pra instalar o qmailtoaster. Esta funcionando direito, consigo enviar e mandar email tanto por smtp/pop quanto pelo webmail.

O problema é que o spamassassin não esta identificando os spams, o daemon esta rodando. Se eu fizer um teste no shell com o comando:

printf "To: test@test.com From: eu@test.com Subject: teste OI MAMAE " | spamassassin

tenho isto aqui como saída:

X-Spam-Flag: YES
    X-Spam-Checker-Version: SpamAssassin 3.1.0 (2005-09-13) on meuhost
    X-Spam-Level: *****
    X-Spam-Status: Yes, score=5.3 required=5.0 tests=EMPTY_MESSAGE,MISSING_HB_SEP,
    MISSING_SUBJECT,NO_RECEIVED,NO_RELAYS autolearn=no version=3.1.0
    X-Spam-Report:
    * -0.0 NO_RELAYS Informational: message was not relayed via SMTP
    * 2.5 MISSING_HB_SEP Missing blank line between message header and body
    * 1.3 MISSING_SUBJECT Missing Subject: header
    * 1.5 EMPTY_MESSAGE Message appears to be empty with no Subject: text
    * -0.0 NO_RECEIVED Informational: message has no Received headers
    To: test@test.com From: eu@test.com Subject: teste OI MAMAE Subject: [****SPAM****]
    X-Spam-Prev-Subject: (nonexistent)

Parece que está beleza né ?

se faço: "/etc/init.d/spamassassin status" tenho como saída
    "spamd (pid 3539 3538 2939) is running..."

Mas os emails que chegam não estão sendo marcados como spam, é como se não estivesse passando pelo spamassassin, tipo falta alguma integração com o qmail.

Alguém poderia ajudar ??

Valeu..

Avenger
    Cara, por esse howto aí parece mais instalação de conectiva, instalação de Windows ou um programa de Windows do que instalação de MTA. Tudo pré-compilado, rpmzado e tal... Não dá prá saber de cara onde tá o erro. Inclusive nem vi qmail-scanner no meio da parada lá...

Aqui eu uso o qmail-scanner para passar antivirus nos e-mails assim como rodar o spamassassin para cada um. Daí eu tive que aplicar um patch (qmail-scanner-queue) no qmail (netqmail1.05 já traz esse patch, eu acho).
    Imagino que outra forma de passar spamassassin nos e-mails seria através dos arquivos .qmail, .qmail-default.

Infelizmente do jeito que você instalou o qmail eu não vou saber te ajudar muito, esse qmail-toaster funciona bem diferente (pelo menos a instalação) do que a instalação que eu tenho aqui (com o qmail-scanner passando antivírus e antispam nos e-mails).

Avenger
    Ei! Manda um e-mail pro cara lá! Ele disponibilizou, no howto o e-mail prá tirar dúvidas!.. Ele já deve ter visto dar o problema que vc pegou.

Tem mais um ou dois detalhes: você fala que ele não tá identificando os spams porque no cabeçalho dos e-mails que você manda não está aparecendo nada com X-Spam-Status, certo? (Se tiver aparecendo isso, é que seu antispam tá funcionando direitinho
    ::::: >>>> spamassassin não DELETA spams -- só marca <<<< :::::

Otro detalhe: você não está tentando mandar o e-mail a partir de um RCPTHOST? Tenta enviar um e-mail do yahoo (de fora do seu MTA) prá você e vê se mesmo assim ele não está sendo checado pelo spamassassin e sendo preenchido (mesmo que como 'no') com o X-Spam-Status:

pablito
    Ok, vamos lá... falando do qmailtoaster eu
    n gosto muito da interface web de configuração,
    na verdade eh bem prática
    mas desta maneira não sei exatamente o
    que esta acontecendo, quais arquivos estão
    sendo alterados, etc. Quanto ao patch, no qmailtoaster
    já vem aplicado .
    O qmailtoaster usa o simscan pra "varrer" os emails...

Já mandei email pra ele, só que ele n respondeu. Estou fazendo testes de contas "externas", uso uma do yahoo...

Fiz progresso desde que postei essa dúvida aqui...

1- Coloquei o /home/vpopmail/meudomino.com.br/.qmail-default assim:
    | /var/qmail/bin/preline /usr/bin/spamc -f | /home/vpopmail/bin/vdelivermail '' bounce-no-mailbox
    Antes não tinha a parte "/var/qmail/bin/preline /usr/bin/spamc -f"
    Adicionando isso fiz com que os emails sejam "scaneados", e agora o
    /var/log/qmail/spamd/current esta me dando esta saída para cada email
    recebido:

@400000004353f80a2db74134 [3503] info: spamd: connection from meuhost [127.0.0.1] at port 55273
    @400000004353f80a2deea4e4 [3503] info: spamd: processing message (unknown) for vpopmail:89
    @400000004353f80a32b2532c [3503] info: spamd: clean message (3.3/5.0) for vpopmail:89 in 0.1 seconds, 991 bytes.
    @400000004353f80a32b84e6c [3503] info: spamd: result: . 3 - HTML_00_10,HTML_MESSAGE,HTML_MIME_NO_HTML_TAG,INVALID_DATE,MIME_HTML_ONLY scantime=0.1,size=991,user=vpopmail,uid=89,required_score=5.0,rhost=meuhost,raddr=127.0.0.1,rport=55273,mid=(unknown),autolearn=no
    @400000004353f80a35c776b4 [2919] info: prefork: child states: II

Mesmo assim os emails n estão marcados como spam !

Tenho 2 possíveis causas pra isso:

1 - Só estam chegando spam em português, talvez eu tenha que adicionar regras ao spamassassin para o português.

2- Acho que cometi um erro, pensei que não tinha instalado o spamassassin e instalei novamente, só que dessa vez com o CPAN e eh uma versão diferente da que estava. Sempre que inicio o serviço recebo esta msg no /var/log/qmail/spamd/current

@4000000043517c8e308739b4 [2919] warn: config: configuration file "/usr/share/spamassassin/20_advance_fee.cf" requires version 3.000004 of SpamAssassin, but this is code version 3.001000. Maybe you need to use the -C switch, or remove the old config files? Skipping this file at /usr/lib/perl5/site_perl/5.8.5/Mail/SpamAssassin/Conf/Parser.pm line 342.
    @4000000043517c8f0159350c [2919] warn: config: configuration file "/usr/share/spamassassin/20_net_tests.cf" requires version 3.000004 of SpamAssassin, but this is code version 3.001000. Maybe you need to use the -C switch, or remove the old config files? Skipping this file at /usr/lib/perl5/site_perl/5.8.5/Mail/SpamAssassin/Conf/Parser.pm line 342.

Não sei se esta mensagem esta causando problemas,
    mas vou corrigir isso e vejo o q dá...

Se alguém tiver alguma idéia...

Pablo

Avenger
    Tem um post meu aqui que eu expliquei algumas coisas que têm que ser feitas quando se atualiza um spamassassin velho pelo mais novo (principalmente para se aproveitar o máximo dele). Apesar de eu não ter passado por esse problema, aquele post deve te ajudar com esse problema. Vou procurar e volto a postar aqui. (qualquer coisa, se eu demorar, busque por posts meus que contenham 'spamassassin' e 'CPAN'.

Sobre o seu progresso, acho que ele não foi lá essas coisas de bom não, heim... Talvez seja bom você tirar aquilo do .qmail-default e deixar como estava antes. Aquele .qmail-default só é ativado quando o destinatário de um e-mail que esteja tentando entrar no seu MTA não existe.
    Tente o seguinte: entre no diretório de um dos usuários que você criou, e coloque aquela linha do spamc num .qmail ali no diretório do usuário: aí sim você vai ter o resultado que espera. Provavelmente agora seu spamassassin não esteja funcionando. O meu 3.1.0 eu inicio o spamd com os parâmetros: -s null -L -x -D -u spamc (tem um usuário spamc para o spamassassin).

O Ideal seria que o spamassassin fosse executado a partir do seu simscan. No meu caso, mesmo o qmail-scanner tem alguns testes, no qmail-scanner independente do spamassassin que testa algumas coisas sobre o resultado do spamc/spamd. (a partir dos quais eu fiz meu scriptzinho de marcar spam a partir do reverso).

Tópicos Similares

1. SPAMASSASSIN não bloqueia spam?
    Por ricardohb no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 24-01-2006, 12:43
  2. SpamAssassin nao esta bloqueando !!!!
    Por Geromel no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 6
    Último Post: 27-07-2005, 14:30
  3. Spamassassin instalado mas nao bloqueando spam
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 4
    Último Post: 19-07-2005, 10:38
  4. spamassin não barra spam
    Por Mav3r1ck no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 5
    Último Post: 12-05-2005, 20:58
  5. SpamAssassin não funciona direito