Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Boa noite a todos, pessoal estou com um dúvida sobre os arquivos de controle de banda do CBQ, acontece o seguinte, se na opção RULE eu colocar o IP 192.168.1.2 estarei controlando a banda desde IP correto, porem se ao inves do IP eu colocar a range como por exemplo 192.168.1.0 estarei controlando a banda de todos os hosts dessa classe, porem minha dúvida é a seguinte ao controlar a banda de uma range a velocidade sera controlada em cada host com a mesma velocidade ou a velocidade sera compartilhada entre a range?? Segue abaixo como esta o arquivo ,de configuração.

Dessa forma acredito que estou compartilhando a banda de todos os IPs dessa classe

DEVICE=eth0,100Mbit,10Mbit
    RATE=64Kbit
    WEIGHT=8Kbit
    PRIO=5
    RULE=192.168.1.0/24
    BOUNDED=yes
    ISOLATED=yes

Dessa forma acho que estou controlando IP por IP

DEVICE=eth0,100Mbit,10Mbit
    RATE=64Kbit
    WEIGHT=8Kbit
    PRIO=5
    RULE=192.168.1.2
    BOUNDED=yes
    ISOLATED=yes

Abraços
    Clecio Rodrigo
    Iniciante em Linux

2. Se vc deseja que todos tenham a mesma velocidade defina uma range inteira ao inves de fazer um arquivo pra cada ip !!!

Como vc definiu bounded e isolated yes todos navegarao com a mesma velocidade sem direitos de pegar e nem emprestar banda pra ninguem !!!

Cada um tera direito a velocidade estabelecida no arquivo de configuraçao, lembrando que vc deve criar dois arquivos pra cada ip ou pra uma range inteira, como por exemplo:

RULE=192.168.1.0 # No primeiro arquivo

RULE=192.168.1.0, # No segundo arquivo

Ou fazer isso pra cada ip no mais e tudo igual !!!

Valeu !!!

3. Muito obrigado pela dica, me ajudou bastante, irei definir as velocidades em ranges diferentes.

Abraços
    Clecio Rodrigo
    Iiniciante em Linux

4. Citação Postado originalmente por gatoseco
    Se vc deseja que todos tenham a mesma velocidade defina uma range inteira ao inves de fazer um arquivo pra cada ip !!!

Como vc definiu bounded e isolated yes todos navegarao com a mesma velocidade sem direitos de pegar e nem emprestar banda pra ninguem !!!

Cada um tera direito a velocidade estabelecida no arquivo de configuraçao, lembrando que vc deve criar dois arquivos pra cada ip ou pra uma range inteira, como por exemplo:

RULE=192.168.1.0 # No primeiro arquivo

RULE=192.168.1.0, # No segundo arquivo

Ou fazer isso pra cada ip no mais e tudo igual !!!

Valeu !!!
    Jean entao se eu quizer por exemplo colocar para um cliente 100kbps, sabendo q ele tem 2 micros e eu quero q fique 100 kbps para dividir para os dois micros dele, nao basta eu colocar 0/24?

5. Eu nao entendoi muito bem a sua pergunta !!!

Mas vc coloca 100Kbps de banda garantida pra ele se ele tem um ou mais micros ai ele que sabera como controlar isso !!!

Nao entendi a parte do /24 o que vc quis dizer com a definiçao da mascara em relaçao a velocidade dele !!!

Valeu !!!

Tópicos Similares

1. dúvida sobre CBQ e Squid
    Por srmsoares no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 2
    Último Post: 04-09-2008, 07:34
  2. Um pequena duvida sobre CBQ!
    Por Brenno no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 4
    Último Post: 09-03-2006, 09:48
  3. Duvidas sobre Log access.log do SQUID !!!
    Por Danielvb no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 23-11-2002, 15:46
  4. duvida sobre o syslog
    Por augustolynx no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 29-10-2002, 07:50
  5. DUVIDA, SOBRE DYNAMIC DNS NO APACHE ???
    Por _Luigi_ no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 4
    Último Post: 13-10-2002, 08:07

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L