Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

eval
    Olá pessoal, eu montei um servidor com PPPOE [radius + rp-pppoe].
    O radius em uma maquina e o pppoe-server em outra.
    No servidor pppoe, um P4 3.0, o uso da CPU é muito alto, cada processo do pppoe varia de 0.3% até 4% do CPU, e com 150 usuários conectados, a maquina começa a ficar lenta, e o Load Average girando em torno de 80.0.
    Eu vi pela net que um servidor desse aguenta tranquilo mais de mil usuários. Tem algum segredo para o pppoe não consumir tanto CPU?

Desde já agradeço.
    Eric

2.    Publicidade

3. eval,

Boa pergunta. Eu estou testando ainda o PPPoE para ver se vou implementar ele em minha rede. Uma de minhas dúvidas é quanto ao processamento necessário e a memória que ele irá utilizar.

Terei, com certeza, que segmentar a minha rede em vários servidores PPPoE, mas em média tenho 150 clientes por POP o que chegará a pelo menos 80 conexões PPPoE em cada um destes POPs. Minha dúvida chegou em que hardware usar.

Nos testes que tenho feito o consumo de CPU e memória é mínimo:

root 6988 0.0 0.0 2388 472 ? S 12:55 0:00 /usr/sbin/pppoe-server -C CNett -L 172.35.0.1 -p /etc/ppp/ips -
    root 6992 0.0 0.1 3468 996 ? Ss 12:56 0:00 pppd pty /usr/sbin/pppoe -n -I eth2 -e 1:00:XX:9f:XX:9a:75 -S '
    root 6993 0.0 0.0 2796 388 ? S 12:56 0:00 /usr/sbin/pppoe -n -I eth2 -e 1:00:XX:9f:XX:9a:75 -S
    Ai eu tenho uma conexão PPPoE estabelecida e a rotina de inicialização do servidor. Veja que não está usando nada do CPU e 0,1% da memória. Mesmo com trafego intenso sobre a interface ppp0 eu não vejo o uso do CPU passar de 1%.

A máquina em que está rodando é uma gateway de minha rede que é um Pentium III, 1.13 Ghz com 512 MB de RAM.

Att,

Nataniel Klug

eval
    Nataniel, a principio a minha rede também aparentava usar pouco, dentro de 1% cada sessão do pppoe, mas a medida que o número de usuários vai crescendo, essa % de cada pppoe aumenta. Observei também que o uso do CPU é proporcional ao tempo que o usuário fica conectado. Tem clientes que passam dias conectados com algum programa de P2P ligado, e a % chega a ate 4% cada processo.

Como medida provisoria eu estou reiniciando os processos pppoe de madrugada. Assim alivia o processador.

Eu queria saber por que o pppoe gasta tanto processamento, eu ja tive servidores com muito mais clientes conectados, mas por roteamento direto, e o LA nao passava de 0.5. Acredito que é o calculo dos bytes que o pppoe monitora, que eleva tanto o uso do CPU. Mas não estou certo disso.

Eric

5. Eric,

Realmente eu não fiz testes de longo prazo com o PPPoE. Nem ao menos deixei conectado por bastante tempo. Fico preocupado com essa sua posição já que isso pode atrapalhar meu desenvolvimento com o PPPoE.

Acho que da mesma forma terei que usar esse sistema, mas preciso ter certeza de que ele se manterá estável e sem consumir minha máquina pois um gateway PPPoE não terá tanto hardware para que consiga gerenciar 50 conexões de 4% de consumo (o que daria 200% do CPU e deixaria um LAG absurdo na rede).

Vou procurar outra forma de login para ver se consigo alguma informação. Preciso de um modo de ticketar os acessos dos clientes por hora e também por transferência de dados e achei que o PPPoE me serviria.

Att,

Nataniel Klug

6. O PPPoE usa mais hardware porque é uma conexao PPP sobre Ethernet, as conexoes PPP usam um algoritmo de verificação bit a bit e nao por tamanhos fixos como nos quadros ethernet, como vc emcapsula o PPP dentro de um quadro ethernet, vc tem mais processamento que em um encapsulamento comum. Eu tenho PPPoE no meu software (www.myauth.com.br) e quando o desempenho é algo critico, a solução é colocar o PPPoE em modo kernel, precisa que seu kernel esteja compilado com esse suporte, adicione a opção -k no daemon pppoe-server.
    Isso deve deixar um pouco mais rápido e leve.

Dividir entre servidores é uma boa opção também, como sugeriu o colega acima. Você ganha com disponibilidade e desempenho!

7.    Publicidade

Usuários que leram este tópico: 0

Nenhum usuário nesta lista