Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Olá !!!

Recentemente a Universidade bloqueou todas as portas e aos poucos ela foi abrindo conforme a necessidade, já foram liberadas as portas 20 e 21, mas mesmo assim o problema continua.
    Galera, estou com problemas no ftp, toda vez que eu entro em algum site (com o firefox ou I.E.) e tento baixar algum arquivo via ftp, ele entra no site mas não lista seu contéudo. :toim:
    Os módulos:
    ip_nat_ftp
    ip_conntrack_ftp, já estavam habilitados
    tá assim quando dei um # lsmod
    Module Size Used by
    ip_nat_ftp 7489 0
    iptable_nat 26229 1 ip_nat_ftp
    ip_tables 25409 1 iptable_nat
    ip_conntrack_ftp 76753 1 ip_nat_ftp
    ip_conntrack 46889 3 ip_nat_ftp,iptable_nat,ip_conntrack_ftp

Dei uma garimpada na net e li sobre colocar o navegador em modo passivo, mas salve engano por padrão eles já ficam assim.
    http://www.guiadohardware.net/faq/co...-firewall.html

Eu acho que o cliente (navegador), está fazendo uma requisição usando uma porta alta e com o bloqueio da Universidade, o ftp não está funcionando, pois quando eu uso o lynx , eu consigo entrar no site, listar e baixar o arquivo.

Estamos usando fedora 3 e 4, firewall SmoothWall (quando cheguei ele já estava aqui)...
    Algúem tem alguma idéia? :?

Flw.... :good:

2. humm... desculpem-me a insistência ops: , alguém tem alguma idéia....?

slackz
    bem aqui no meu ftp pessoal eu tive esse problema, resolvi da seguinte forma:
    Editei o proftpd.conf e coloquei:
    MasqueradeAddress ftp.meuftp.com.br
    PassivePorts 60000 65535

e agora tudo funciona numa boa, tente ai e posta o resultado!

valeu

Avenger
    Acho que no caso do moço ele tá tentando ser um cliente ftp, e não pode contar com que todos os fornecedores de FTP tenham o proftpd e façam esse manuseio que você fez.

Então o que eu diria é o seguinte:
    Se você quer usar ftp no windows 98 e internet explorer 5 ou 6: Desista!.. (o 7 eu nao testei ainda). Se você está com o windows XP, vai nas configurações da internet, guia avançado, e procure por algo como 'Passive FTP' ou 'FTP em modo Passivo', algo com 'passivo/passive'. Marca isso, fecha e abre o IE, e tenta abrir seus sites FTP.

Se você está é no Win9X, o único jeito é abrir site FTP com um cliente FTP que aceite conexões em modo passivo. Ou talvez usar o firefox ou outro navegador -- desde que tal navegador tenha suporte ao tal ftp passivo.

Se mesmo ativando esse FTP passivo não funcionar, você vai ter que entender um pouco sobre como o FTP funciona:
    Em modo normal, quando você pede para baixar um arquivo ou a lista de arquivos de um diretório, após conectado, seu PC faz isso:
    Abre uma porta aleatória, partindo de 1024 -- no seu windows! -- e então manda pro servidor FTP o seu IP (se você usa IP falso, você manda seu IP falso!) e sua porta. Daí o servidor FTP abre uma conexão nessa porta que você 'abriu' e manda o conteúdo do arquivo ou diretório. Daí explica porque suas regras todas foram em vão: você abriu as portas 'para fora' 20 e 21, quando você vai precisar alguma aleatória entre 1024 e 2048 (comumente -- esse número pode aumentar de acordo com o tráfego que seu windowszinho faz) -- além do que, se você mandar o servidor FTP conectar em 192.168.0.222:1034 -- ele não vai conseguir por razões óbvias!..

Agora vamos pro FTP passivo:
    Ao conectar, o cliente ftp (seu windows) manda o comando 'pasv'; se o servidor (o cara lá fora) entender esse comando (hoje em dia a maioria entende), ao invés de -você- abrir uma porta e -ele- conectar no seu PC para mandar arquivos, ele vai fazer diferente. Sem certeza absoluta, de duas uma: ele abre uma porta entre 1024 e 65535 para -você- conectar e puxar a listagem de arquivos
    ou
    ele abre um soquete na porta 20 mesmo, você conecta por ali (seu cliente FTP, de forma transparente claro) e puxa o arquivo -- dessa forma é possível o FTP funcionar sob conexões mascaradas (nat).

Espero que isso ajude/esclareça o que deva ser feito no firewall de vocês para solucionar o problema!..

5. Citação Postado originalmente por Avenger
    Acho que no caso do moço ele tá tentando ser um cliente ftp, e não pode contar com que todos os fornecedores de FTP tenham o proftpd e façam esse manuseio que você fez.
    É justamente isso.

Citação Postado originalmente por Avenger
    Agora vamos pro FTP passivo:
    Ao conectar, o cliente ftp (seu windows) manda o comando 'pasv'; se o servidor (o cara lá fora) entender esse comando (hoje em dia a maioria entende), ao invés de -você- abrir uma porta e -ele- conectar no seu PC para mandar arquivos, ele vai fazer diferente. Sem certeza absoluta, de duas uma: ele abre uma porta entre 1024 e 65535 para -você- conectar e puxar a listagem de arquivos
    ou
    ele abre um soquete na porta 20 mesmo, você conecta por ali (seu cliente FTP, de forma transparente claro) e puxa o arquivo -- dessa forma é possível o FTP funcionar sob conexões mascaradas (nat).
    Mas os navegadores por padrão funcionam no modo passivo.
    Assumindo que a NAT esteja funcioando: existe alguma maneira de fazer com que em vez do ftp abrir uma porta alta ele abra todas as conexões na porta 20 ou 21. ?!!! ou estou falando besteira? :?
    Já que está que a universidade bloqueou tudo acima de 1024.....:toim:

A única maneira que encontramos, é entra no site via lynx... pois por ele baixa direitinho.....

Vlws pessoal pela ajuda de vcs !

Tópicos Similares

1. Ftp via browser não funciona, mas via lynx sim
    Por Duca no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 30-09-2005, 08:55
  2. Conectiva 10 - Com placa de rede, navegador não funciona.
    Por dbvilar no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 14-12-2004, 18:46
  3. COMO EXECUTAR FTP VIA SHELL SCRIPT OU PHP?
    Por davi no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 6
    Último Post: 20-10-2004, 11:14
  4. Como fazer para não exibir o conteúdo dos e-mails que voltam
    Por Super_Diaulas no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 19-07-2004, 08:33
  5. proftpd nao lista
    Por nopp_lnx no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 07-07-2003, 10:37

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L