Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L

+ Responder ao Tópico

1. Pessoal,

Ontem me deparei com um problema peculiar que sempre atribui, com exatidão a conectores mau isolados que havia ganho um banho e por isso tinham problemas.

Vamos ao caso:

Cliente NAVA liga ao provedor reclamando que sua conexão é muito instável. Tem horas que navega perfeitamente e tem horas que fica muito ruim. Verifiquei no LOG do rádio e notei que naquele instante ele estava logado com apenas 1 dB de sinal. Achei estranho e pensei que ele tivesse desligado a máquina.

Entrei em contato com o cliente e notei que não havia desligado, apenas estava sem sinal.

No outro dia fui ao cliente fazer a vistoria achando que era um pigtail. Cheguei lá, tudo correto, liguei o notebook e sinal perfeito, mas haviam variações estranhas. O sinal sumia e logo em seguida voltava, mas isso gerava uma perda de pacotes enorme.

Na hora achei que era água que havia dentro do conector da antena. Fui até a antena e me deparei com ela assim:

http://www.cnett.com.br/nata/25-10-05_1419.jpg

Vejam que ela está coberta pelo beiral da casa... Portanto impossível que algum tipo de água chegasse ali. Alem disso a instalação está incorreta já que perdemos ganho da antena com o beiral tão próximo ao lado superior da antena, mas infelizmente não fomos nós que instalamos, mas o concorrente que teve problemas no cliente.

Liguei o notebook na antena diretamente e tirei o seguinte log:

http://www.cnett.com.br/nata/nava.log

Vejam que no LOG existem variações absurdas no SNR.

Depois disso verifiquei a posição da antena e me deparei com isso:

http://www.cnett.com.br/nata/25-10-05_1420.jpg

Meu POP está EXATAMENTE atrás daquela maldita árvore... E não podemos retirar a árvore dali. Resultado, teremos que mudar a antena de lugar.

Depois de mudar a antena farei os mesmos testes e envio aqui.

Falou...

Att,

Nataniel Klug

2.    Publicidade

fpmazzi
    isso é, tive problemas assim quando trabalhava numa faculdade e a prestadora de servico de Net a Radio precisou mudar umas par de vezes pois sempre onde colocavamos tinha uma ou outra arvore que entrava na linha do nosso sinal...

4. Amigo,

Tambem tive este mesmo problema, foi com uma MANGUEIRA, quase me deu vontade de cortar..heheh.. com muito esforço e cabo RGC-213 a mais.. deu certo.. realmente arvores atrapalha e muito.

Márcio

5. Pessoal,

Coloquei esse tópico mais para quem está começando para aprender que nunca se deve fazer isso... Se eu tivesse visitado o cliente no dia em que ele virou a antena para o provedor eu teria visto isso.

Algo estranho que acontece ainda em maior frequencia é quando existe chuva e árvores.

Segundo um curso que fiz o Eng. de Telecom falou que as gotas de água em cima de folhas de árvores geram uma defasagem no sinal, ou seja, elas trabalhariam como um prisma e isso interfere um absurdo na comunicação.

Eles chamaram de espelhamento esse efeito (que segundo eles é o mesmo que ocorre com lagos).

Att,

Nataniel Klug

6.    Publicidade