+ Responder ao Tópico



  1. #1
    fisiconuclear18
    Visitante

    Padrão cluster

    Olá pessoal queria saber uma coisa...
    Tem como eu colocar umas maquinas em cluster para aliviarem um pouco me uservidor de email?
    Alguém tem algum a idéia de como posso fazer ou aonde pesquisar?
    Alguém teria algum manual?

    Desde já agradeço....

  2. #2

    Padrão Cluster

    olha, nao sei se voce trabalha com debian, mas tem uma distro que pode resolver seu problema. ClusterKnoppix e um live_cd que pode ser instalado no hd e tem as mesma caracteristicas do knoppix (debian) mas ja vem com o servidor OpenMosix configurado para dividir carga em processos pesados. E bem facil de usar e tem uma interface grafica muito intuitiva.

    Bom para voce que nunca usou cluster, e uma otima iniciar com este primeiro.

    faça teste primeiro antes de tentar migrar. ou use o OpenMosix na sua distro mesmo .

    ha um how too dele http://howto.ipng.be/openMosix-HOWTO/.


    ate mais.

  3. #3
    cradiao
    Visitante

    Padrão Grande dica

    Tem como vc dar umas dicas basicas desse live ce aí?
    tem que ter nos 2 comps ou ele mesmo se vira com a rede?
    se colocar os 2 no rede.. tenho que instalar tudo do servidor nele?

    ex: tenho um server completo, mail, proxy, dns, dhcp, samba.. etc...
    se eu colocar esse live, vou ter que configurar novamente meu server nesse esquema?

    nao sei se fui claro.. mas tentei...

    valeu mesmo

    Att.
    Cláudio Mendes
    Eng. Computação
    Londrina PR

  4. #4

    Padrão cluster

    Sim colega, dá pra fazer isso, mas n é preciso o clutser knoppix.. lol
    esse tipo de cluster n é usado para load balance de rede, mas sim para outros fins, tipo "rendering" de efeitos especiais e assim...
    a unica coisa que vc precisa de fazer é ter 2 maquinas espelhadas (neste caso os servidores de email).. dps existe um software chamado "balance"
    voce coloca ele no firewall, e ele se encarrega de fazer o load balance pelas duas maquinas
    esta é a maneira mais simples... e que dá para ver se realmente um load balance acaba por ser eficaz...
    ou entao, tb no firewall, vc utiliza o iptables para fazer loadbalance... já vi um artigo que explika como utilizar o iptables para fazer load balance..
    um load balance mto porreiro.. com failover e tudo..

  5. #5
    cradiao
    Visitante

    Padrão nossa

    Achei que o load balance fosse para dividir a banda... legal... mas esse esquema pra redering.. tbm é legal.. tem como eu fazer um cluster com esse knoppix pra usar junto com um photoshop do Rwindows?

  6. #6
    Visitante

    Padrão Re: Grande dica

    Citação Postado originalmente por cradiao
    Tem como vc dar umas dicas basicas desse live ce aí?
    tem que ter nos 2 comps ou ele mesmo se vira com a rede?
    se colocar os 2 no rede.. tenho que instalar tudo do servidor nele?

    ex: tenho um server completo, mail, proxy, dns, dhcp, samba.. etc...
    se eu colocar esse live, vou ter que configurar novamente meu server nesse esquema?

    nao sei se fui claro.. mas tentei...

    valeu mesmo

    Att.
    Cláudio Mendes
    Eng. Computação
    Londrina PR
    veja todos os camandos se estao sertos

    zegotinha

  7. #7

    Padrão nao é uma boa idéia...

    Pessoal, o openMosix NÃO é uma boa idéia para um cluster de servidor de páginas, porque o grande problema de um servidor de página costuma ser que as operacoes exigem um grande trafego de dados e dependendo do que ele serve possui um taxa de transferencia de disco muito alta, enquando o openMosix é um sistema baseado na migracao de PROCESSOS, ou seja, programas que fazem uso intensivo de cpu, mas nao transferencia de arquivos e dados. O proposito do openMosix é ser utilizado especialmente em clusters de aplicacoes científicas, para métodos numéricos pesados que consomem muito tempo de CPU. Para uma situacao como esta, tente o LVS (Linux Virtual Server) cujo propósito é esse. Nunca usei o LVS na minha vida, sinceramente nao sei exatamente como funciona, mas tenho certeza que o openMosix nao é o mais adequado para o seu problema.

  8. #8
    bouncer
    Visitante

    Padrão putz so ganbi mesmo

    melhor coisa fazer uma cluster por hardware, fazer cluster por linux men fudeno passar raiva, faz uma coisa certa, mais eu tenho um servidor de com auta disponilidade, esta zero boa

  9. #9

    Padrão cluster

    Olá,

    muitas respostas aqui encontradas serão http://lcic.org

  10. #10

    Padrão cluster

    Bem, fora esses metodos. Vc pode aliviar usando outros.

    1 - Como ta seu acesso a disco? Alto? (Boa ideia seria colocar um hd so para o sistema operacional e outros até mesmo usando RAID para armazenar os emails).

    2 - Processamento alto? (Se eu não me engano pode pode colocar o serviços de spamassassin e antivirus em outro servidor, e mandar seu servidor de email fazer essas analises em outra maquina).

    3 - Ter 4 servidores, um para armazenamento, outros 2 com serviço de email completo e um firewall equilibrando as solicitaçoes entre um servidor(mail) e outro.