Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Pessoal,

Eu participo de uma centena de listas de discussão sobre roteamento, NAT, QoS, broad band sharing e outras coisas do gênero e com uma pergunta infantil recebi uma enormidade de informações legais sobre QoS que até me espantei.

A mais impressionante é o artigo escrito pelo Andreas que trata de fazer algo como uma divisão equalitária de banda em uma rede com NAT. Bem interessante mesmo, vale a penas ler para quem tem provedor e quer competir no mercado atual.

http://www.metamorpher.de/fairnat/

Att,

Nataniel Klug

2.    Publicidade

3. isso muito me interessa...
    valeu Nataniel. :good: :good:

4. Citação Postado originalmente por sergio
    isso muito me interessa...
    valeu Nataniel. :good: :good:
    sergio,

Tu leu o script? Eu achei muito bom... Não havia encontrado nada nem parecido com isso...

Meu próximo passo é conseguir fazer com que downloads maiores tenham menor prioridade que pequenos (em qualquer protocolo)... Mas isso eu ainda to longe de conseguir, fiz alguns testes mas não funcionou legal.

To tentando uma solução usando o Squid, mas acho que não é inteligente porque preciso disso para qualquer porta/serviço e com Squid não consigo assim.

Att,

Nataniel Klug

5. baixei o script e estou lendo a documentação e analisando o próprio script para entender (dá-lhe lartc, aff).
    Até o final da semana acho que já consegui fazer alguns testes aqui e depois te passo o resultado. :good:

SysRq
    Citação Postado originalmente por nataniel
    Pessoal,

Eu participo de uma centena de listas de discussão sobre roteamento, NAT, QoS, broad band sharing e outras coisas do gênero e com uma pergunta infantil recebi uma enormidade de informações legais sobre QoS que até me espantei.

A mais impressionante é o artigo escrito pelo Andreas que trata de fazer algo como uma divisão equalitária de banda em uma rede com NAT. Bem interessante mesmo, vale a penas ler para quem tem provedor e quer competir no mercado atual.

http://www.metamorpher.de/fairnat/

Att,

Nataniel Klug

Bem interessante este script. Acho que ele chega até onde é possível com o HTB, mas infelizmente para dividir banda dinamicamente por IP ou por MAC, que me parece seria o mais igualitário, o HTB+SFQ não dão conta do recado.
    Até onde sei apenas o WRR e o ESFQ fazem isto.

Usando o SFQ (q divide a banda por conexão) como neste caso, mesmo com bandas específicas por tipo de tráfego um usuário que gera muitas conexões dentro desta sub-banda sempre vai prejudicar outros usuários (porém dentro do limite de banda que foi imposto a ele).

Infelizmente o WRR tambem tem suas limitações. Ele gera suas classes internas automaticamente e divide a banda instantanea e perfeitamente pelo numero de usuários em atividade, seja por IP ou MAC, mas não pode limitar o teto de uso destas classes individuais.
    Ou seja, o HTB limita muito bem mas faz um trabalho ruim de distribuição dinamica de banda, enquanto o WRR é ótimo na distribuição e incapaz de limitação.

Sobre diminuir a prioridade das conexões referentes a downloads pesados é simples: basta criar uma classe de baixa prioridade com o HTB ou CBQ e usar o patch CONNBYTES do iptables para redirecionar as conexões p/ esta classe após um certo limite trafegado.

7.    Publicidade