Postado originalmente por
nataniel
Tarcisio,
Acho que a sua pergunta está mau formulada. Você quer saber que MODO o seu rádio deve trabalhar?
Modo 1: AP / AP Client
Modo 2: WDS / WDS
Modo 3: AD-HOC / AD-HOC
Tudo isso depende do seu rádio... Coloque eles em cima de uma bancada, em situação utopica de sinal, e teste todos os modos. Por exemplo, em rádios Samsung SWL3300 o modo PTP (ponto-a-ponto) que tem nele dá uma perda de 12% de velocidade final, enquanto em modo PTM (ponto-multiponto) eu consegui 3,8 Mbps (o máximo que vi esse radio alcançar).
APENAS PARA LEMBRAR:
[size=24px]P2P[/size]= peer-to-peer ou seja ponto.de.rede.internet-a-ponto.de.rede.internet, nomenclatura dada a TECNOLOGIA criada/inventada para transferência de arquivos via internet usando programas como Kazaa, eMule e por ai vai (
http://pt.wikipedia.org/wiki/P2P)
[size=24px]PtP[/size] = point-to-point ou seja ponto-a-ponto, usado quando tratamos de conexões de rede física entre um ponto (provedor) e outro ponto remoto (repetidora/POP)
[size=24px]PtM[/size] = point-to-multpoint ou seja ponto-a-multipontos, usando quando tratamos de conexões de rede física entre um ponto central (AP) e vários pontos remotos (clientes)
POR FAVOR NÃO ERREM MAIS!
Att,
Nataniel Klug

Postado originalmente por
tarcisiojr
ola amigos ja vi varios falarem mais ainda nao cheguei a uma conclusao no meu caso eu tenho uma antena e uma radio em cada ponta so pra fazer o ponto a ponto e quero escolher a melhor forma de fechar o enlace....
ja ouvi falar q ad-hoc nao presta mas tb nao sei pq nunca usei
eu uso aqui outro ponto a ponto com um ap como ap e outro ap como cliente e fechou legal
e tem o tal do wds q dizem ser bom mas tb nao sei....
quero q quem tiver expericia com ptp me ajude a decidir e porque...
quero fechar dos ponto a ponto
1o - este ptp tem 2 km de distancia qual usar aqui??
2o - este ptp tem 54 km de distancia qual usar aqui??
lembrese sao 2 ponto a pontos no caso 4 radios...
1o - ap1 <------ 2 km ----------> ap2 qual usar?
2o - ap3 <------ 54 km --------> ap4 qual usar?
sobre as antenas me diseram pra usar umas pluton de 37db ja mandei ate buscar e as placas sao orinoco gold sem amplificador e com visada perfeita sem cima de uma serra... tudo isso usando o APLINUX com StarOS.... quero sugestoes amigos...
[/b]