+ Responder ao Tópico



  1. #1
    buribai
    Visitante

    Padrão Como Ativar modulos

    Tô com um probleminha e fiquei sabendo que tenho que ativar três modulos para resolve-ló :

    modprobe ip_nat_ftp
    modprobe ip_conntrack
    modprobe ip_conntrack_ftp

    Qdo eu dô esse comando acontece o seguinte :


    :/# modprobe ip_nat_ftp
    FATAL: Module ip_nat_ftp not found.

    Estou usando o kernel 2.6.14. E nele esta ativado as opções:


    * Enable loadable module support
    * Automatic kernel module loading


    Como faço pra ativar esses modulos ???

    Já procurei no make menuconfig e não achei, mas qdo dou um:

    # find / -name ip_nat_ftp*
    /usr/src/linux-2.6.14/net/ipv4/netfilter/ip_nat_ftp.c

    ele acha nesse endereço !

    Como faço mesmo pra ativar isso ???? Eu ativo atraves do make menuconfig ou tem que ser manualmente mesmo ?????


    Grato

  2. #2

    Padrão Como Ativar modulos

    Se não me engano, isto o código em C, que não foi compilado junto com o seu kernel.

  3. #3

    Padrão Como Ativar modulos

    Os arquivos que você apontou são os fontes do Kernel. Se você está querendo saber a localização dos seus módulos do IPTables, você irá encontrá-los em /lib/modules/<VERSÃO DO SEU KERNEL>/kernel/net/ipv4/netfilter


    Abraços!

  4. #4
    buribai
    Visitante

    Padrão Como Ativar modulos

    Tá, blz ??

    Mas como eu faço pra ativar esses modulos já que o modprobe não está funcionando ????

  5. #5

    Padrão Como Ativar modulos

    VocÊ precisa recompilar seu kernel.

    Dá uma olhada no seu outro tópico. Te passei um link. Dá uma olhada nele.

  6. #6
    buribai
    Visitante

    Padrão Como Ativar modulos

    Eu vi lá amigo, muito obrigado !!!

    Desculpe, mas ainda estou na duvida !!!!

    Eu recompilei o kernel não tem muito tempo ... se eu não mudar nada no make menuconfig não vai adiantar nada eu recompilar o kernel ...

    e não sei onde mudar ... onde vou habilitar os modulos que citei acima ???? É isso que não sei ??

    No tutorial que vc me indicou, tem falando o seguinte :

    #mv /lib/modules/<versão_do_kernel> /lib/modules/<versão_do_kernel.old>
    # make modules
    # make modules_install

    Acho que iria resolver ... só que antes de fazer quero tirar uma duvida ...

    Mesmo atualizando e recompilando o kernel ... e criando uma nova imagem (bzImage) ele continua buscando os modulos do kernel antigo ???
    Por isso o comando mv ????

    Alguem pode me explicar o porque desse comando mv ?????

    ----------------

    Outra coisa ... eu já olhei cada topico e subtopico dentro no make menuconfig (kernel) e não achei nada sobre esses modulos que preciso habilitar ???

    Como vou habilitar eles ??? ou o conjunto de comandos citados acima é que vai fazer isso pra mim ????

    Desde já muito agradecido a todos ...

  7. #7
    felco
    Visitante

    Padrão Como Ativar modulos

    Segue localizacao:

    Networking --->
    Networking options --->[*] Network packet filtering (replaces ipchains) --->
    IP: Netfilter Configuration --->

    Quando vc entrar no "IP: Netfilter Configuration --->" voce ja vai ver os modulos disponiveis para compilar, se voce utilizar *(built-in), vai ter que reiniciar a maquina com o kernel novo, se voce utilizar M(modulo) da pra compilar so os modulos e carregar sem reboot.

  8. #8
    buribai
    Visitante

    Padrão Como Ativar modulos

    Valeu parceiro, muito obrigado !!!!

    Deu certinho aqui !!!

    Marquei (M) no FTP protocol support

    salvei o menuconfig

    #make modules
    #make modules_install

    e fui pra galera com

    # modprobe ip_nat_ftp

    e os outros que precisava tbem.


    Valeu gente ... muito obrigado a todos ...

  9. #9

    Padrão Como Ativar modulos

    Que bom!

    Interessante, eu não sabia que dava para recompilar e subir os módulos recém compilados sem precisar reiniciar.

    Aprendi mais uma.

  10. #10
    felco
    Visitante

    Padrão Como Ativar modulos

    Citação Postado originalmente por edmafer
    Que bom!

    Interessante, eu não sabia que dava para recompilar e subir os módulos recém compilados sem precisar reiniciar.

    Aprendi mais uma.
    Linux ROCKS

    :twisted:

  11. #11

    Padrão Como Ativar modulos

    Citação Postado originalmente por felco
    Segue localizacao:

    Networking --->
    Networking options --->[*] Network packet filtering (replaces ipchains) --->
    IP: Netfilter Configuration --->

    Quando vc entrar no "IP: Netfilter Configuration --->" voce ja vai ver os modulos disponiveis para compilar, se voce utilizar *(built-in), vai ter que reiniciar a maquina com o kernel novo, se voce utilizar M(modulo) da pra compilar so os modulos e carregar sem reboot.
    cara...

    então quer dizer q se meu kernel nao tem suporte a determinada coisa e eu recompilá-lo com este suporte, compilar os módulos, e depois copiar apenas o módulo q estou precisando vai funcionar bl'z???

    valew

  12. #12
    buribai
    Visitante

    Padrão Como Ativar modulos

    É isso ai, tbem aprendi essa !!! Legal pacas ...

    Luciano, eu só trocaria a palavra "copiar apenas o modulo" por 'carregar apenas o modulo'

    Valeu !!!!

  13. #13
    felco
    Visitante

    Padrão Como Ativar modulos

    Sim, e' importante que o subsystem do que voce precisa estar compilado no kernel que voce esta rodando, por exemplo:

    Temos uma placa de som <*> Emu10k1 (SB Live!, Audigy, E-mu APS), o driver foi compilado junto ao kernel.
    Digamos que eu tenha nessa maquina uma outra placa de som so que on-board que apesar de habilitada nao tem o driver compilado no kernel.
    Marcando o driver <M> Intel/SiS/nVidia/AMD/ALi AC97 Controller como um modulo e compilando so os modulos eu posso usar o modprobe pra levantar essa placa. Porque eu tenho o subsystem de audio presente no kernel que esta rodando. <*> Sound card support.

    Caso ele nao estivesse compilado, nao funcionaria, eu teria que compilar o kernel inteiro e agragar isso a ele, entao teria que faze um reboot com o kernel novo.

    E' comum na maioria das distros voce ter o kernel compilado com suporte a maioria dos recursos que ele oferece, as vezes com tudo oque for possivel, mas na maioria tudo vem como modulo.

  14. #14
    buribai
    Visitante

    Padrão Como Ativar modulos

    Entendi, blz !!!!

    Já que vc é expert em kernel !!!! :good: . Vou te fazer uma pergunta:

    Como disse antes, tinha marcado como modulo, só que depois resolvi colocar (*) pra não precisar ficar carregando.

    Ai me deparei com outro probleminha, (outra coisa só pra deixar claro).
    Na hora do make ele dava um erro, erro na hora de compilar o ipsec.
    O que chega ser engraçado !!!!!

    Na primeira vez que fui atualizar o kernel, sai do 2.4.31 (padrão do slack) para o mais atual que na epoca era o 2.6.14, eu compilei o kernel sem problema algum. Marcando a opção Networking ---> Networking options ---> FreeS/WAN IPsec (KLIPS) e tbem KLIPS options --->

    Tudo blz ... compilou normal, etc !!!! Fiz isso pq minha intensão era configurar uma VPN Ipsec.

    Dai instalei o OpenSwan, e toda vez que preciso recompilar o kernel novamente. Ele dá esse erro se as opções citadas acima estiverem marcadas

    Ontem então, eu deixei ela desmarcada ... e gerei uma nova imagem.
    Achei que qdo eu desse um "ipsec verify" ele iria dar erro, mas olhe abaixo, não deu !!!

    Version check and ipsec on-path [OK]
    Linux Openswan U2.4.4/K2.6.14 (netkey)
    Checking for IPsec support in kernel [OK]

    -------

    Como ainda estou configurando a VPN e não terminei !!!!

    Minha duvida é a seguinte :

    Será que pelo fato de ter instalado o OpenSwan, as opções citadas acima não precisam ser ativadas no kernel ????

    Ou é imprescindível a ativação dessas opções para a VPN funfar ????

    E se é necessario, porque não deu erro no "ipsec verify" ???

    Muito Agradecido !!!!

  15. #15
    felco
    Visitante

    Padrão Como Ativar modulos

    Isso e no minimo estranho, mas de qualquer maneira se quiser analizar isso vamos analizar, mas em novo topico