+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Under-linux.Org Team Avatar de MarcusMaciel
    Ingresso
    Dec 2000
    Localização
    Boston
    Posts
    1.970
    Posts de Blog
    44

    Padrão Provedores de internet estão isentos de recolher ICMS

    Decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) mantém os provedores de internet isentos de recolher Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A Primeira Turma do Tribunal acatou recurso da empresa Projesom Internet Ltda., para reformar decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. O STJ entende que o serviço de provimento de acesso é de valor adicionado, ou um complemento ao serviço de telecomunicações, e por isso confirmou a isenção.

    O Tribunal de Justiça mineiro considerou que o serviço prestado pelos provedores configuraria um serviço de comunicação, e não um serviço de valor adicionado, o que acarretaria a incidência tributária do ICMS, a exemplo do que acontece com as operadoras de telefonia.

    Porém, para o ministro Luiz Fux, relator do recurso, o serviço de provedor de acesso à internet não enseja a tributação pelo ICMS, considerando a sua distinção em relação aos serviços de telecomunicações.

    O ministro Fux destacou também que a cobrança de ICMS sobre serviços prestados pelo provedor de acesso à internet violaria o princípio da tipicidade tributária, segundo o qual o tributo só pode ser exigido quando todos os elementos da norma jurídica estão contidos na lei.

    As informações estão disponíveis na página eletrônica do STJ.

    Retirado de : https://under-linux.org/noticia5685.html

  2. #2
    infect
    Visitante

    Padrão Provedores de internet estão isentos de recolher ICMS

    boa scorpion