Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

shinzo
    Meu irmão me ensinou lógica de programação. Agora decidi aplicar a lógica em alguma linguagem, pois bem, escolhi C. Peguei um livro sobre C ( o que não se acha no eMule ? :P ). Estou estudando ele, porem uma dúvida surgiu :
    static e const serve para mesma coisa ? Formar constantes ? Evitar que uma variável seja modificada ? Fiquei meio confuso nessa parte.

eyglys
    Citação Postado originalmente por shinzo
    Meu irmão me ensinou lógica de programação. Agora decidi aplicar a lógica em alguma linguagem, pois bem, escolhi C. Peguei um livro sobre C ( o que não se acha no eMule ? :P ). Estou estudando ele, porem uma dúvida surgiu :
    static e const serve para mesma coisa ? Formar constantes ? Evitar que uma variável seja modificada ? Fiquei meio confuso nessa parte.
    São parecidos, mas possuem funcionalidades diferentes.

Constantes, como o próprio nome diz, não podem ser modificadas. O compilador quando encontra uma chamada a uma constante (já conhecida), ele simplesmente substitui essa chamada, pelo valor que já é conhecido e não pode ser modificado.

Já o static utilizado nas propriedades, informa ao compilador, que aquela propriedade (região de memória) será utilizada por todas as instâncias de uma classe. No seu caso, como é C, e não possue orientação a objetos, imagino apenas que vc está utilizando static em Estruturas (struct).

Se eu declarasse várias estruturas do mesmo tipo, onde uma das variáveis fosse static, e durante a execução do programa, ocorresse uma modificação no valor da variável, todas as instâncias também receberiam essa modificação (afinal, é a mesma região de memória).

Espero ter ajudado.

3. tu podes me mandar este livro de C que tu encontrou/?
    E quem tiver mais algum de C também agradeço... :clap: :clap:

4. Eu tambem estou interessado no Livro de C...

Põe em algum lugar para o pessoal baixar ae...Ou manda por e-mail...

PotH@under-linux.org

Há braços

shinzo