Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

Padrão Load Balance no Mikrotik!!!

Opa, jah que o Star-OS tem o seu próprio Fórum, agora o Mikrotik tbem, heheheh...

Tem se falado muito aqui mesmo na Underlinux a respeito de se fazer LoadBalance num servidor Linux, mas até hoje houveram poucos (se naum nenhum) caso de sucesso, usando distros como Mandrake, Conectiva, Fedora Core, e por aeh...

Com a ajuda do Tiago Matias, frequentador deste Fórum tbem, consegui implementar um LoadBalance interessante, com algumas ressalvas, é claro, pois mesmo assim tive que direcionar o tráfego do MSN e dos bancos (principais) para que utilizassem apenas um link... O próprio Tiago que me passou algumas regras do Firewall para fazer isso... E funcionou, pois o MSN naum cai mais, e os bancos tbem estão funcionando muito bem....

Se mais alguém conseguiu fazer funcionar assim, postem aqui as regras do firewall para "forçar" o uso de um link especificamente... Se alguém conseguiu fazer funcionar o LoadBalance sem essas regras, postem também, ok???

Sempre fui fã do Star-OS, mas vejo q o Mikrotik é uma solução muito boa tbem... Agora soh falta colocar a campo para ver como o bixo se comporta...

caquino
    Visitante

Ola, load balance que você chama nesse caso é o multipath routing? utilizando o mikrotik cheguei a ter 4 adsls ligados numa maquina sem nenhum problema e sem necessitar nenhuma regra adicional de firewall.

Sim, é o Equal Cost Multipath Routing... Mas vc naum teve problemas com quedas do MSN e acesso a sites de bancos???

Padrão Re: Load Balance no Mikrotik!!!

Citação Postado originalmente por _AGM_
    Opa, jah que o Star-OS tem o seu próprio Fórum, agora o Mikrotik tbem, heheheh...

Tem se falado muito aqui mesmo na Underlinux a respeito de se fazer LoadBalance num servidor Linux, mas até hoje houveram poucos (se naum nenhum) caso de sucesso, usando distros como Mandrake, Conectiva, Fedora Core, e por aeh...

Com a ajuda do Tiago Matias, frequentador deste Fórum tbem, consegui implementar um LoadBalance interessante, com algumas ressalvas, é claro, pois mesmo assim tive que direcionar o tráfego do MSN e dos bancos (principais) para que utilizassem apenas um link... O próprio Tiago que me passou algumas regras do Firewall para fazer isso... E funcionou, pois o MSN naum cai mais, e os bancos tbem estão funcionando muito bem....

Se mais alguém conseguiu fazer funcionar assim, postem aqui as regras do firewall para "forçar" o uso de um link especificamente... Se alguém conseguiu fazer funcionar o LoadBalance sem essas regras, postem também, ok???

Sempre fui fã do Star-OS, mas vejo q o Mikrotik é uma solução muito boa tbem... Agora soh falta colocar a campo para ver como o bixo se comporta...
    _AGM_

Leia meu tutorial no WiKi que trata disso. Funciona sim com Linux e não cai MSN nem bancos... O que você está esquecendo é que, muitas vezes, na divisão do link o servidor tende a gerenciar a divisão por pacotes, o que não é interessante. Por isso o ideal é que ela seja gerenciada por conexão usando o CONNMARK.

Estou reescrevendo meu tutorial (que já funciona da maneira como está) para utilizar o CONNMARK e também fazer regras de QoS mais eficientes com HTB/CBQ dirigindo o tráfego entre os links.

PS.: No Microtik já existe a possibilidade de roteamento de mais de um link sem outros softwares?

caquino
    Visitante

Nunca tive problemas, com queda de bancos e MSN.
    Se é apenas para "balancear" dois links não vejo pq utilizar algo alem do multipah routing, funciona perfeitamente.

_AGM_ quis dizer que de algumas formas que o mt ensina a fazer o load tem sim problemas coo programas de p2p que precisa estabelecer uma conexao com a outra ponta para conectar, e com algumas forma que ele tem as vezes o mt muda o seu ip e as conexoes como MSN, etc cai pq o ip de conexao mudou e por medida de seguranca do proprio msn e acha que vc conectou de outra maquina, por o motivo de cair... A parte de banco acontece com mais frequencia em cima do Bradesco, que quando vc acessa ele vc esta com um ip e ele registra isso no site deles, e quando vc continua usando o gerenciador do banco d novo muda seu ip automaticamente e o banco tmb por medidas de seguranca derruba sua conexao e diz para vc contatar um administrador etc.....
    Sim funciona sim perfeito o load dele feito em cima do poly route ou fail over, mas usando em pequenas redes mas para grandes provedores que tem X e Y clientes n pode ocorrer isso.
    Espero que tenha explicado o acontecido.
    qualquer pronunciado vai ser muito bem vindo.