+ Responder ao Tópico



  1. Ola,

    Estive olhando o site do Linux Insigne e la comenta sobre isso, mas nao da detalhes tecnicos. Sera que eles usam LTSP?

    E que hardware eu precisaria ter para permitir isso, algum servidor de terminais ou comutador de E/S? Alguma "pecinha" barata que se compra em qualquer eletronica?

  2. fala cara...

    eu também tenho a mesma dúvida!!

    o Linux possui vários terminais e interfaces gráficas paralelas..

    acho que é possivel exportar a saída de um comando de um terminal pra outro..por exemplo, jogar a saída de um 'ls' do tty1 pro tty2...

    mas será que dá pra colocar cada terminal ou interface grafica em monitores diferentes?? usando o mesmo teclado e mouse talvez...sei lá

    grato por qualquer contribuição...
    abraços



  3. #3
    estanisgeyer
    Olá,

    Participo do desenvolvimento do driver evdev para o Xorg, que foi incorporado na versão 6.9 e na 7.0 que agora é modular. Temos uma solução semelhante a da Insigne, permitindo que até 06 usuários possam usar o mesmo computador, com teclados e mouses independentes. Se vocês estão atrás de uma implantação desse tipo, sugiro a solução da UFPR do meu caro amigo Ander, que utiliza Xephyr, assim o gerenciamento de todos os periféricos fica a cargo de um único X. Essa solução deles é mais fácil de implementar e tem certas vantagens em cima de todas as outras, porém falta aprimorar a forma como é "amarrada" os teclados e mouses para cada display, principalmente mouse. O daemon udev não consegue amarrar o mouse e estamos trabalhando nisso.
    Segue site:
    http://www.c3sl.ufpr.br/multitermina...-xephyr-pt.htm
    As atualizações são constantes.

    Att.

  4. Quer dizer que ainda nao existe uma solucao estavel e definitiva para este problema?

    Eu gostaria de poder usar monitores velhos e teclados/mouses novos ou velhos, e um unico PC, para diminuir os custos de aquisicao de software, dentro do contexto de montagem de laboratorio para inclusao digital.



  5. #5
    estanisgeyer
    Sim, existem soluções estáveis. Essa da Universidade do Paraná é uma delas. Mas ao meu deverá ser reescrito a forma que o Xephyr trabalha com os periféricos. Teclado e mouse nessa solução trabalham muito bem.
    A nossa solução também é muito estável, porém levanta vários X e todas elas gerenciam os periféricos e placas de vídeo e não há problemas no caso de amarrar o endereço físico do dispositivo a um display. Porém a idéia da UFPR é melhor no quesito gerenciamento de dispositivos, uma vez que somente um X gerencia tudo, evitando conflitos para quem não conhece muito de X, modelos de mouses e principalmente placas de video suportadas.






Tópicos Similares

  1. Respostas: 6
    Último Post: 05-09-2009, 23:22
  2. Como montar 2 Provedores Diferentes em um Unico servidor radius ?
    Por muriloc4 no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 22-08-2009, 10:29
  3. Como colocar faixas de ip em um só arquivo do cbq
    Por markcom no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 3
    Último Post: 02-01-2005, 17:19
  4. Respostas: 3
    Último Post: 20-10-2003, 16:57
  5. 2 Adptadores em um unico computador....
    Por bauer no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 22-08-2003, 08:17

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L