+ Responder ao Tópico

1. Amigos,

Comecei a trabalhar com SWL 3300. Ele mostra os clientes conectados no AP e uns valores em dBm. Alguem poderia me explicar o que seria exatamente esses valores. Sei que tem como descobrir clientes longe que estão conectando no rádio com baixo sinal e forçando o AP, sei que é interpretando esses valores.

Abaixo vou postar exemplo dos valores mostrados no radio.

QUAL(dBm/%)
    -48/100
    -40/100
    -48/100
    -44/100
    -61/81
    -51/100

Aguardo alguem que possa interpretar esses valores.
    Grato.

2. Flávio,

Esse valor em dBm é o valor total de sinal que chega ao seu cliente. Ele é negativo pois é medido em relação a base 0. Quanto menor o valor melhor o sinal. Um sinal -100 seria o mais ideal possível (utopia total).

Para que tu tenha uma base melhor de analise seria interessante saber o noise level do cliente. O noise level também é medido em valores negativos mas ele deve sempre ficar o mais próximo de -100 (que seria auxencia total de ruído).

signal = - 41 dBm
    noise = - 100 dBm

SNR = 38 dB (qualquer medida acima de 25 dB é considerada 100% pelo SWL3300).

3. Citação Postado originalmente por nataniel
    Flávio,

Esse valor em dBm é o valor total de sinal que chega ao seu cliente. Ele é negativo pois é medido em relação a base 0. Quanto menor o valor melhor o sinal. Um sinal -100 seria o mais ideal possível (utopia total).

Para que tu tenha uma base melhor de analise seria interessante saber o noise level do cliente. O noise level também é medido em valores negativos mas ele deve sempre ficar o mais próximo de -100 (que seria auxencia total de ruído).

signal = - 41 dBm
    noise = - 100 dBm

SNR = 38 dB (qualquer medida acima de 25 dB é considerada 100% pelo SWL3300).
    As coisas estão clariando agora...rs.rs.
    Nataniel, o que seria o SNR.
    Outra dúvida, já ouvi o pessoal falando que pelo AP tem como ver o cliente que fechou o enlace com sinal baixo e tá sobrecarregando o AP, isso existe?????

4. Flavio,

Desculpe, coloquei SNR e não expliquei:

Signail to Noise RATIO (Relação entre SINAL e RUIDO)

Em um caso ideal de instalação o Signal Level deve ficar estável (quanto menor o valor melhor, usando cartões Orinoco e um notebook tu consegue fazer esse teste com muita clareza ao lado da antena) e sua variação máxima não deve passar de 2 dBm (tanto para cima como para baixo). O Noise Level ficará variando e se essa variação for muito grande podem haver problemas (árveores, telhados, paredes, telefones 2,4, microondas e por ai vai uma infinidade de coisas). Sendo assim o SNR é um medidor genérico de qualidade que pode te deixar mais tranquilo quanto a uma instalacao mas, SEMPRE QUE POSSIVEL, analise todos esses pontos que te passei.

De maneira geral uma conexao de ate 200 Kbps (up e down) em um cliente wireless deve ter um SNR minimo de 15 dBi. A cada 200 Kbps aumente em 5 dBi o SNR que voce nao se encomodara nunca. A partir de 25 dBi as coneões alcançam com facilidade o máximo do seu rádio.

5. Nataniel,

Agradeço muito sua atenção.
    Obrigado pelas informações.

Tópicos Similares

1. Onde eu acho uma tabela com valores em bytes de números?
    Por Bit no fórum Linguagens de Programação
    Respostas: 0
    Último Post: 20-12-2005, 21:27
  2. Respostas: 3
    Último Post: 19-01-2003, 10:32
  3. Banco de dados em Access
    Por Mr_Dexter no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 4
    Último Post: 16-12-2002, 21:28
  4. Diretorio padrao de emails em outro diretorio
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 3