+ Responder ao Tópico



  1. #1
    marcelofaveri
    Visitante

    Padrão "2 redes" com um roteador

    Olá galera...

    Desculpa aconfusão no título, sem criatividade (sono)...heheheh

    Bom, vamos lah então...primeiro me apresentar pois sou novo por aki...bem, meu nome é Marcelo e sou escravigário (hehehe) de redes no dpto de informática da UTFPR em Curitiba...naum sou taum expert e tal, mas vou tentar ajudar a galera no que tiver ao meu alcance...

    Agora vamos à minha dúvida...
    Foi me passado o seguinte trabalho, fazer um router pois o nosso aki já está meio antigo....beleza, aki no dpto temos uma classe C inteira, soh q esses tempos começou a acontecer algumas brechas de segurança (usuários com senha tipo 123...hehehe) e foi decidido fazer um NAT aki dentro...soh q achei q seria um desperdício e meio confuso deixar os servidores atrás do NAT, principalmente por causa do DNS...aí pensei em deixar os servidores "principais" com os ips q já estão mesmo, o problema que estou tendo é que quero fazer tudo isso na mesma máquina, ou seja, 2 redes, uma para o NAT para o pessoal usar à toa, e uma rede para os servidores com os ips verdadeiros, pelo que andei vendo algumas pessoas falam de bridge, firewall invisível, mil idéias...mas como disse, não sou nenhum expert, então minha cabeça tá assim: :? ... hehehehhe

    bom, mas eh isso, vlwwwwwwwwwww ae galeraaaaa
    espero uma ajuda...flwwwwww

  2. #2

    Padrão Re: "2 redes" com um roteador

    http://focalinux.cipsga.org.br/download.html - Seção 10: Firewall Iptables.

    Com certesa já vai te ajudar!!

    mtec :-o