Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

mjusto
    Olá, eu tenho um servidor samba na minha empresa com uma estrutura de dados assim +/-
    Vendas
    -produtos
    -materiais
    Administraçao
    -Contabilidade
    -Financeiro
    -Secretaria
    Tecnico
    -Informatica
    -projetos
    Pessoal
    -Murilo
    -Antonio

e assim vai, mais eu queria colocar um usuario e senha para que cada pesso só possa usa o que ela pode, por exemplo, a secretaria só poderia entrar na pasta secretaria e o diretorio pessoal dela.. e ninguem poderia nem criar e nem apagar um diretorio, somente eu...

Como que eu posso fazer isso?????

slackrio
    vc pode criar os usuarios de acordo com o nome das pastas por exemplo e com isso ira automaticamente ter a pasta com o nome do setor certo la vc usa o chmod pra setar as permissoes de WRX blz !!
    mais claro tem a forma de fazer isso pelo o samba neste caso vc usaria o valid users no samba para validar os usuarios e assim vai ... da olha olhada aqui mesmo no underlinux que tem varios materiais falando sobre isso

valew

3. Citação Postado originalmente por mjusto
    Olá, eu tenho um servidor samba na minha empresa com uma estrutura de dados assim +/-
    Vendas
    -produtos
    -materiais
    Administraçao
    -Contabilidade
    -Financeiro
    -Secretaria
    Tecnico
    -Informatica
    -projetos
    Pessoal
    -Murilo
    -Antonio

e assim vai, mais eu queria colocar um usuario e senha para que cada pesso só possa usa o que ela pode, por exemplo, a secretaria só poderia entrar na pasta secretaria e o diretorio pessoal dela.. e ninguem poderia nem criar e nem apagar um diretorio, somente eu...

Como que eu posso fazer isso?????

Eu utilizo uma estrutura parecido com a sua.

Faça assim:

1) Crie todos os grupos de trabalho (linux) que você precisa.
    2) Crie os usuários necessários (linux) e defina para cada um dele no seu respectivo grupo de trabalho.
    3) Crie todas as pasta necessárias, atribua para cada uma o grupo que ela pertence e depois as suas respectivas permissões, Exemplo: chmod 770.
    4) Crie os mesmos usuários no samba (smbpasswd -a <usuario linux>).

Como isso você não necessita definir tudo no smb.conf

Bem, a base do que você necessita está aí, agora e só ir melhorando conforme você queira.

Boa sorte!

mjusto
    mais dai como que ficaria, a pessoa teria que colocar o seu usuario e senha sempre que for entrar nas pastas pelo wondows explorer??? ou isso ficaria de acordo com o pdc samba??

5. Citação Postado originalmente por mjusto
    mais dai como que ficaria, a pessoa teria que colocar o seu usuario e senha sempre que for entrar nas pastas pelo wondows explorer??? ou isso ficaria de acordo com o pdc samba??
    Se o teu SAMBA estiver configurado com PDC. A coisa vai ficar transtarente, o usuário se autentica no domínio e pronto, o SAMBA faz o resto. OK?

Testa pois tenho certeza que vai ficar como você quer, o resto é só ajustar conforne você queira.

Boa sorte e me dê um retorno.

Tópicos Similares

1. Como colocar senha em pastas?
    Por joe no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 29-09-2003, 10:27
  2. Ingressar em Dominio (SaMBa) com M$Windows 2k/xp
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 23
    Último Post: 02-09-2003, 10:29
  3. pedido de senha em compartilhamento windows
    Por no fórum Servidores de Rede