Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. Ola pessoal depois de incasaveis e exausitvas buscas na Web e depois de um bate papo com Mr. Lonnie (criador do Staros), como ajuda posto aqui como configurar o Chip Atheros 5213 - DWLG 520 - com a melhor performance possivel para ISP. Fiz os testes com as configurações que passadas pela pesquisa e estou obtendo pings em todos os meus cliente de apenas 1 a 2 ms.

    1º Passo
    Utilize a versão mais nova (router ou Server) do Staros - WAR padrão X86 - Versão 2.11.0-4759. Pois a versão oficial - 2.10.7 tem erros no ajuste do Long Preamble.

    Para instalar do zero
    http://www.staros.com/downloads/oem-....11.0-4759.iso

    Para fazer a atualização - Use o starutil
    http://www.staros.com/downloads/oem-....11.0-4759.bin

    2º Passo
    Depis que logar no sistema procure a opção wireless, aparecera suas pci wireless e de rede, clique ou enter na interface wireless que você quer ajustar exemplo - wpci1, wpci2 etc. Agora escolha a opção > Config Current Card. Depois que entrar ajuste o seguinte:

    ESIID = Escolha o nome da sua Rede Wireless
    BS Channel= Escolha um canal - Se você não sabe qual escolher escreva a palavra auto
    Transmit Rate = Auto ou 11Mbits - escolhendo 11Mbits seu clientes deve ter sina maior
    que -75/-75
    Link Distance= Vc deve por a medida em milhas do seu cliente mais distante - uma milha igual a 1.69 km, calcule e coloque o valor.
    Country Code= Coloque BR - Caso queria outros canais adicionais coloque ## no lugar da sigla do Pais, mas tome cuidado porque você tera frequencias propietarias para usar, o que é proibido por lei, cuidado com a anatel

    Tx Power Override= Nunca ultrapasse 18 dBm :-o e nem use amplificadores, se não vc vai poluir o sinal de todos que estão perto ou longe da sua rede. Faça testes com sinal entre 16 e 18 dBm. Eu tenho antenas aqui de 12.5 dBi da TSM e cubro uma área de 9 km sem problema, mesmo o sinal chegando a indices de 50% meu link quality é sempre 100. Se não der repita o sinal com outro Staros, é muito melhor. Usar AMP é um caos, pra vc e pra os outros

    Antena = escolha a Antenna A, pois o staros concetra toda a potencia de 18dBm (parece baixa mas não é) na antena de saida do Pigtail.
    InterBSS= Desmarque essa opção pra não haver comunicação entre Clientes
    No restante não marque mais nada ok, apenas escolha o tipo de espectrum que você vai usar - CCK (B) ou OFDM (A e G). Escolha o CCK pois o OFDM é apenas para curtas distâncias.
    Dê um OK e salve suas configurações. Faça o mesmo com outros PCI que você tiver no seu AP.

    Configurar Long Preamble ou Short Preamble

    Long ou Short depende onde você vai ultilizar o seu sistema e como . O melhor para uso outdoor é Long Preamble.
    O Staros ja vem como default Short. Para ajustar vá em Wireless>>Wpci>>Advanced Security and Access Control - ACL

    Digite isso:
    ----------------------------
    #Ajuste de Preamblo
    set preamble long
    -----------------------------

    Salve e feche
    Nota. Essa configuração só é aceita na versão 2.11.0

    Faça isso em todas suas interface wireless.

    Eu recomendo o uso de algumas regrinhas simples de netfilter - iptables - isso mesmo o staros aceita esse grande firewall nativo do linux - para proteger seu sistema de supostos hacker. Vá na opção Advanced>>Scripts>>Advanced Firewall and port forwarding

    -Coloque regras para limitar o acesso de clientes ao seu ap por ssh
    -Bloquei pacotes ICMP de todos pra todos com exceção do ip do administrador
    -Bloquei as portas 137, 138, 445, 666, 37337 na interface ether e wpci

    Cheque a sintese e salve.

    Adicionar criptografia é bastante simples e por isso não abordei aqui, como também outros ajustes no AP. Eu recomendo apenas o uso de Ajuste de criptografia no AP e o restante - PPOE, MAC Access, CBQ ser feito no sevidor pra poupar o processamento do seu AP.

    Bem pessol, é isso ai, minha contribuição não é tão profunda mas são pequenos fatores como esse que faz do administrador de redes wireless ser bem sucedidos. Se problemas continuar procure ver cabos e conexões, e veja tambem como anda o processamento do seu ap é de suma importância. Eu tenho aqui 650 clientes e o meu processamento não passa de 35% - Athlon 64 3.100 com 512 de ram :roll:

    Abraços a Todos






  2. Muito bom DSSS. Tae a dica pra quem usa... Pena que as G520 foram homologadas com uma porcaria de comentário que é de amargar né: antena de 1,8 DBI... saco.

    Uma pergunta: essa antena TSM de 12,5 Dbi que vc usa, por acaso são aquenas que o formato é triangular? uma que a TSM descontinuou a fabricação? Se for, tenho delas aqui... nunca vi umas antenas tão boas quanto essas... deve ser por isso que existe o ditado: "... se é bom, dura pouco".



  3. Citação Postado originalmente por sergio
    Muito bom DSSS. Tae a dica pra quem usa... Pena que as G520 foram homologadas com uma porcaria de comentário que é de amargar né: antena de 1,8 DBI... saco.

    Uma pergunta: essa antena TSM de 12,5 Dbi que vc usa, por acaso são aquenas que o formato é triangular? uma que a TSM descontinuou a fabricação? Se for, tenho delas aqui... nunca vi umas antenas tão boas quanto essas... deve ser por isso que existe o ditado: "... se é bom, dura pouco".

    Sergrio são essas mesmas! Nunca vi uma antena tão boa como essas é incrivel, ja usei Hyperlink de 15 dBi mas essas da TSM de 12.5 são muito melhores! Estou satisfeito pena que a TSM tirou de linha essa maravilhosa antena setorial


  4. Amigao, estou sem entender, no site oficial do staros so tem a versao .10, e ele nao reconhece as ag530 v5, sera que esta versao reconhece

    att
    Jackson Almeida



  5. Bom estou querendo montar um POP pra mim com 3 plaquinas dessa, 3 setorias de 120º, um P4 1.7 256Mb de RAM e HD 40Gb com star-os, quais setorias me indicam de qual marca, vou ter establidade no sistema montando dessa forma e quanto a homolagação sera que é muito caro?






Tópicos Similares

  1. Respostas: 1
    Último Post: 21-09-2006, 06:12
  2. Respostas: 1
    Último Post: 20-09-2006, 11:37
  3. Respostas: 14
    Último Post: 18-09-2006, 07:42
  4. Problema com um UBITIQUI ATHEROS 5213
    Por pro2 no fórum Redes
    Respostas: 1
    Último Post: 08-09-2006, 02:44
  5. Dúvidas de Performance com radio on-line
    Por Fabiano_Dagostin no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 31-03-2004, 17:25

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L