+ Responder ao Tópico



  1. olá alguem poderia me explicar o que é clusters e o que ele faz ow se saberem de algum link explicando pode me manda?
    Obrigado!!!

  2. do dictionary.com:
    1. A group of the same or similar elements gathered or occurring closely together; a bunch: “She held out her hand, a small tight cluster of fingers” (Anne Tyler).
    2. Linguistics. Two or more successive consonants in a word, as cl and st in the word cluster.
    3. A group of academic courses in a related area.

    traduzindo a primeira: Um grupo de elementos iguais ou similares unidos ou próximos...

    Em informática um Cluster é um conjunto de máquinas agrupadas por meio de um determinado software, e seus usos podem ser os mais diversos, destacando-se os clusters de alta performance (bewolf, openmosix, openssi) e os clusters de alta disponibilidade (HA).

    O primeiro (Alta Performance) consiste em um tipo de sistema cujo propósito é agrupar recursos de processamento, obtendo-se assim preformances comparáveis a Mainframes e supercomputadores utilizando-se muitas vezes computadores ordinários, como por exemplo PC's comuns rodando GNU/Linux. este tipo de cluster é utilizado principalmente em aplicações científicas (calculos de enovelamento de proteinas, estrutura de polímeros, sistemas quânticos, etc). Seu uso tem se difundindo principalmente pelo fato da razão custo/benefício deste tipo de sistema ser bastante atraente para instituições como centros de pesquisa e universidades em geral.
    Atualmente muitos entre os 500 computadores mais rápidos do mundo estão nesta categoria.

    Já os clusters de alta disponibilidade são sistemas projetados para reduzir ao máximo as possibilidades de falhas em sistemas críticos pela replicação e substituição automática de uma máquina que falhe. Utiliza-se softwares que mantem os dados relevantes sincronizados, e um outro sistema como por exemplo o Heartbeat verifica a conectividade e o estado do sistema, de forma que em caso de falha de uma delas outra tome o seu lugar da forma mais transparente possível.

    exitem também combinações dos dois sistemas, onde existe tanto um almento da performance como também um aumento da disponibilidade dos sistemas.

    acho que é um bom começo... pergunte mais ao grande Deus Google



  3. valeu nesse caso mesmo é so usado em universidades pra projetos que exigem super makinas funciona no caso d varios makinas trabalhando ao mesmo tempo como se fosse 1 so isso?

  4. Mais ou menos... permite que com o uso de bibliotecas adequadas possa-se paralelisar o código, dividindo a execução do programa em partes distintas, de forma que cada pedaço (ou pedaços) possam ser executados por diferentes CPU's, tornando calculos que executados serialmente demorariam MUITO tempo muito mais rápidos. As bibliotecas mais utilizadas para est fim são MPI (Message Passing Interface) e PVM (Paralel Virtual Machine).

    Além disto existem também os Computer Farms, sistemas onde utiliza-se um programa específico que já "sabe" paralelizar etapas do proessamento de uma determinada tarefa, não necessitando de um software extra para gerenciar este processo, assim como muitos softwares que fazem animação e renderização de objetos 3D (acho que um bom exemplo é o Blender), amplamente usados na indústria de entretenimento na produção de filmes como era do gelo Garfield






Tópicos Similares

  1. cluster???alguem sabe????
    Por Leyzem no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 6
    Último Post: 12-03-2003, 22:19
  2. como instalar um cluster em conectiva linux 8
    Por Leyzem no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 9
    Último Post: 13-02-2003, 17:51
  3. [URGENTE] - Cluster (RED HAT)
    Por thiagog no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 5
    Último Post: 24-11-2002, 21:00
  4. [URGENTE] - Cluster em rED HAT
    Por thiagog no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 07-11-2002, 16:36
  5. Padrões para clusters
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 02-08-2002, 10:40

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L