+ Responder ao Tópico



  1. #1
    nam1602
    Visitante

    Padrão Dúvida cruel ao fazer downloads

    Olá pessoal, sou iniciante no linux.

    Eu uso conectiva 10, eu tenho uma dúvida que me mata.
    Toda vez que tenho que instalar alguma coisa pro meu linux eu nunca sei qual devo baixar eu fico sempre na dúvida, por exemplo.

    Eu to tentando baixar o aMSN no site http://amsn.sourceforge.net/linux-downloads.php mais lá não tem conectiva essa dúvida é que me mata.

    Mas vira e mexe eu vou baixar alguma outra coisa e vem sempre as mesmas perguntas e sempre me deparo com a mesma dúvida e gostaria de saber de vcs experts, que distribuição que é compativel com Conectiva ? já me disseram que é o Redhat mais tem site que não tem nem o redhat e ai o que eu faço ?
    Alguém pode me explicar como isso funciona ?

    Abração galera.

  2. #2

    Padrão Re: Dúvida cruel ao fazer downloads

    Bem, primeiramente tenha em mente que muitos softwares hoje em dia já possuem uma versão liberada como um pacote pré-compilado. No caso do Conectiva, os pacotes possuem a mesma extensão do Red Hat (RPM). Dê uma pesquisada para saber se o Conectiva não possui um pacote pré-compilado dentro dos CD's dele. Em caso negativo, pega o código-fonte e compila (Se bem que eu acho que o aMSN não tem nem que compilar. Só extrair e usar).


    Abraços!

  3. #3

    Padrão Re: Dúvida cruel ao fazer downloads

    Apenas para ajudar um pouco também.
    DEBIAN -----extensao ----------> .DEB
    RH + CONECTIVA + CentOS+FEDORA -> .RPM (tem outras distros tb)
    SLACKWARE ----------------------> .TGZ

    Os pacotes mais comuns são esses.

    Sem falar nos Tarballs

    mas eles você compila na mão mesmo.

    tar -zxvf PACOTE.tar.gz
    tar -jxvf PACOTE.tar.bz2


    Bom é isso, abraço


  4. #4

    Padrão Re: Dúvida cruel ao fazer downloads

    se voce nao achar o pacote rpm para sua disto, baixe o codigo e compile voce mesmo

    amsn por exemplo


    #wget http://superb-east.dl.sourceforge.ne...sn-0.95.tar.gz
    #tar -zxvf amsn-0.95.tar.gz
    # cd amsn-0.95
    #./configure; make; make install

    pronto, com 4 comandos ele ta instalado pra voce