+ Responder ao Tópico

1. Olá pessoal, eu estou tentando fazer aqui uma implementação com o iptables + tc para controle de banda. Eu gostaria de utilizar o iptables para marcar os pacotes e depois fazer com que o tc olhe essas marcas e coloque esses pacotes na fila apropriada. Eu achei algumas implementações onde fizeram isso, mas não ficou muito claro para mim!

Eu tentei fazer da seguinte forma, primeiro marcar o pacote com uma origem que eu queira para qualquer lugar com o iptables:

iptables -t mangle -A POSTROUTING -s 192.168.1.20/255.255.255.0 -j MARK --set-mark 2

Até ai blz! Eu consigo ver a regra na tabela, o problema é quando eu tento fazer a implementação no TC. Eu estou tentando fazer da seguinte forma mas estou tendo dificuldades de terminar o comando:

tc filter add dev eth0.10 parent 1:0 protocol ip fw

Na internet eu achei dessa forma:

tc filter add dev eth0 parent 1: protocol ip prio 7 handle 33 fw classid 1:33

O que eu não consigo entender disto é onde eu vou especificar a "marca" que fiz com o iptables! Onde eu vou colocar o valor "2" que eu setei no iptables!

Alguém pode me dar essa dica!

Muito obrigado!

André

2. Bom, depois de alguma pesquisa eu consegui fazer!

3. Posta ai pro pessoal entender tb, muitas pessoas tem duvidas nessas confgiurações.
    Abraços.

4. Falae zenun, tudo certo?

Substiuindo o handle 33 por handle 2 vc filtra o pacote com o a marca que vc fez no iptables, não foi isso que você fez?

Abraço.

5. Bom, o que eu acabei fazendo aqui foi o seguinte, eu preciso identificar o trafego de algumas máquinas para poder coloca-lo em uma das classes do TC. Para isso eu estava pensando em utilizar o iptables, pois com ele eu tenho uma flexibilidade boa. É possível fazer isso com o próprio tc tb.

Um pacote pode ser marcado com o iptables da seguinte forma:

iptables -t mangle -A PREROUTING -i eth0.10 -o eth1.200 -d 192.168.182.150 -j MARK --set-mark 3
    iptables -t mangle -A PREROUTING -i eth0.10 -o eth1.200 -d 192.168.182.150 -j RETURN

Neste exemplo eu coloque uma marca com o valor 3. Agora eu posso utilizar essa marca para poder classificar no TC. Isso é feito da seguinte forma:

tc filter add dev eth1.200 parent 2:0 protocol ip prio 0 handle 3 fw classid 2:10

O que isso vai fazer é colocar os pacotes marcados com 3 na classe 2:10. É possível também classificar os pacotes diretamente no iptables utilizando o target CLASSIFY, ou seja, não seria necessária essa regra do TC indicando qual classe o pacote deve ir. Isso é feito desta forma:

iptables -t mangle -A POSTROUTING -s 192.168.182.150/255.255.255.255 -j CLASSIFY --set-class 2:10

Bom, espero que isso ajude algumas pessoas que necessitam utilizar essa combinação, IPTABLES + TC.

André

Tópicos Similares

1. tc & iptables ajuda!
    Por zenun no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 3
    Último Post: 15-12-2006, 20:19
  2. Dupla marcação de pacote --MARK no IPTABLES
    Por quecosuix no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 21-11-2006, 09:09
  3. Converter mark do iptables...
    Por sarna no fórum Linguagens de Programação