+ Responder ao Tópico

oduvaldo
    Ola,
    qual o melhor para monitorar uma rede "nagios,ntop,cacti,mrtg,big brother,squid ou mrtg" ?
    caso alguem tenha manual de algum destes software favor disponibilizar.
    para saber o q e quem esta acessando e fazer bloqueios.

estou usando linux conectiva 10

desde agradeço qq ajuda

2. Vamos por partes e não misturemos alhos com bugalhos.

Tanto ntop, cacti e mrtg são softwares de monitoramento de uso de rede, ponto.

O cacti e o MRTG utilizam snmp para aquisição de dados, odendo ser usados também em roteadores, não apenas em computadores atuando como tal, sendo que o cacti é mais recomendado para este fim, uma vez que armazena os dados recebidos em um baco de dados, em vez de somente gerar gráficos como o mrtg.

O ntop é uma outra categoria de softwares, que utilizam as bibliotecas do pcap (libpcap) para snifar o trafego que passa pela máquina (trafego dirigido a esta, trafego em broadcast ou todo o tráfego em redes montadas com HUB's) sendo da mesma categoria que o iptraf e o tcpdump, por exemplo.

O squid não é um software de monitoramento, e sim um proxy-cache, que permite um aumento na performance da rede aramzenando págnas já vistas em disco, e gera um log das requisições que pode ser analizado e dar subsidios para saber o que trafega via HTTP na rede.

Já o nagios é um sistema de monitoramento multi-uso, que costuma ser utilizado para verificação de parametros (tempo de acesso, funcionalidade de daemons) que precisa acessar um serviço nas máquinas monitoradas, que pode ser até o PING, mas não vai te dar informações mais gerais do uso da sua rede.

ttjedi
    Aqui no provedor eu uso o iptraf para monitorar a rede em tempo real de acesso,,, na minha opniao é o melhor que tem e super facil de entender e usar nem precisa de manuel.... haha

Para ver mais detalhado o que foi usado e acessado na rede eu uso o squid+sarg.... que me gera relatorios de tudo que foi usado.....

Valew!!!

4. Hey.

Aqui na rede eu utilizo o Opennsm (monitoramento via snmp) com bons resultados.

5. opa, boa tarde!!!

Galera, aqui estu usando o Dude, programa que a mikrotik esta disponibilizando para minitoramento da rede, olha eh um dos melhores que usei ateh hoje!!

Tópicos Similares

1. Ajuda fazer monitoramento de rede (wireless)
    Por ba no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 3
    Último Post: 19-06-2006, 10:02
  2. Respostas: 0
    Último Post: 31-05-2006, 09:22
  3. Monitoramento de rede
    Por jaafreitas no fórum Redes
    Respostas: 1
    Último Post: 17-12-2004, 07:57
  4. Monitoramento de REDE
    Por LeonardoDG no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 5
    Último Post: 16-01-2004, 08:29
  5. Monitoramento de rede com gráfico????
    Por c4f0f0 no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 04-11-2003, 07:55

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L