+ Responder ao Tópico

Padrão Re: Tutorial para quem quer fazer balanceamento, Via winbox!!!

Pessoal,

Tentem esse tutorial aeh e me digam o que vocês acharam... Achei ele no wiki do próprio Mikrotik...

http://wiki.mikrotik.com/wiki/Improv...tiple_Gateways

Ele funciona marcando as conexões... O MSN naum cai mais, mas outros serviços, como acesso a sites de bancos e afins, ainda é preciso especificar rota estática, mas já é um grande avanço... Eu implementei ele aqui e notei que é muito mais confiável e estável que o balanceamento feito apenas adicionando dois gateways, pois distribui melhor as conexões... Por exemplo, tenho 3 links no mesmo MK, e quando uso algum gerenciador de downloads fazendo diversas conexões, na maioria das vezes o download caía quando (travava) quando o gerenciador usasse mais de uma rota... Isso já não acontece nesse tutorial, pois fiz vários downloads de diversas fontes, e em todos os downloads usei os 3 links, e ficou muito estável, não travando o download em momento algum...

Teste aeh e usem, depois postem seus comentários, ok???

A propósito, onde posso encontrar uma relação de IP´s de sites que precisam de rotas estáticas??? Posso sugerir a criação de um Wiki, ou mesmo um tópico fixo para colocarmos esses IP´s????

Valew...

drlinuxap
    Visitante

Sim, eu sei que pode sair por mais de 1 gateway mais esse tutorial ae não é balanço de carga, meus balanços entra 2 ou 3 links e sai tudo por 1 unico gateway se 1 link cai os outros continua o serviço. no caso desse tutorial não, pois se o link B cair ( Gateway 2 ) só o pessoal do Link A ( gateway1 ) irá navegar . foi isso que comentei.

AGM,

Interessante a idéia do tutorial... Ele marca os pacotes/conexões completas e direciona...

drlinux,

Ok...

E como tu faz isso?

Nataniel .....
    A pergunta ao drlinux:
    E como tu faz isso ?
    Acho que deveria ser substituida por :
    E por quanto tu faz isso ?

hehehehehehehehe

É Mas fácil o criador do Mk postar ae ......

rps,

Realmente por quanto faz seria interessante para ele mas, como estamos em um fórum de ajuda mútua, nada mais lógico que dizer, nem que seja em anagramas, como ele fez isso... Veja algumas mensagens do PatrickBrandao, ele faz uns anagramas que pelo amor de Deus, é quase impossível de resolver... Mas, se tiver um pouco de vontade, com a "idéia" já se chega perto do resultado, o resto é estudar...

Segui esse tutorial (o primeiro em DOC) que define rotas para determinado rede ou ips, mas nao funcionou nao...

Como fiz:
    no Mangle, aplico PreRouting ao ip do cliente. Em Action se especificar LOG ele gera o log e mostra nas estatisticas, mas ao escolhr MARK Routing e abaixo dando um nome 'b', ele já nao gera dados nas estatisticas. (se escolher MARK Pacotes ou MARK Conections) até gera dados.

No Routes, aplico a regra com destino a 0.0.0.0, gateway do ADSL, e escolho a Mark 'b' e simplesmente não navega nesse cliente.

Mangle
    5 ;;; b
    chain=prerouting src-address=192.168.99.17 action=mark-routing
    new-routing-mark=b passthrough=no

Route

26 A S 0.0.0.0/0 r 10.1.1.1 ADSL

Obs.: no Print do terminal, nao aparece o Routing Mark para b, mas no modo grafico do winbox sim.