+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Solução de BKP para Thunderbird

    Pessoal, preciso arrumar uma solução para realizar os bkps dos emails que estão no thunderbird.
    Como é a necessidade ?

    O usuário tem seus email na maquina local.
    Preciso que seja feito um bkp desses emails para não correr o risco de perder os email devido a algum problema no HD, ou sei la. O que fazer ?

    O bkp será feito da maquina local para o servidor diáriamente.


  2. #2

    Padrão Re: Solução de BKP para Thunderbird

    Saudações amigo,

    Você consegue restaurar um thunderbird copiando o diretório .thunderbird ou .mozilla-thunderbird que está no home do usuário. Deve copiar mantendo as mesmas permissões, dono e grupo.
    Essa cópia não deve ser feita com o thunderbird em execução, por causa do arquivo de lock que ele cria.
    Essa é a solução mais simples que eu vejo.

    Abraço.

  3. #3

    Padrão Re: Solução de BKP para Thunderbird

    Citação Postado originalmente por joseguilherme
    Saudações amigo,

    Você consegue restaurar um thunderbird copiando o diretório .thunderbird ou .mozilla-thunderbird que está no home do usuário. Deve copiar mantendo as mesmas permissões, dono e grupo.
    Essa cópia não deve ser feita com o thunderbird em execução, por causa do arquivo de lock que ele cria.
    Essa é a solução mais simples que eu vejo.

    Abraço.

    Agora como fazer que diáriamente esse backup seja feito automaticamente para um diretório no servidor. Da maquina [ local ] ---------------------> [ servidor ]

  4. #4

    Padrão Re: Solução de BKP para Thunderbird

    Os meus backups aqui amigo, eu faço a transferência para o servidor pelo comando scp.
    Nas máquinas cliente tem um script que compacta o diretório e manda para o servidor.
    Para isso eu precisei agendar a execução desse script no cron e tive que fazer a troca de chaves RSA para usar o comando scp sem precisar digitar senha.
    A transferência para o servidor também poderia ser feita por um ftp, prefiro o scp porque eu acho mais prático.

    Se você tiver alguma dificuldade com a troca das chaves, posta no forum que eu te ajudo.

    Abraço.

  5. #5

    Padrão Re: Solução de BKP para Thunderbird

    Ok, vou verificar. Mas como ficou seu script para gerar o BKP do email ?

    Poderia postar ?



  6. #6

    Padrão Re: Solução de BKP para Thunderbird

    Saudações spyderlinux,

    Meu script de backup era para o mysql, escrevi este que deve servir pra vc.
    Veja se o maildir do thunderbird é .thunderbird ou .mozilla-thunderbird e altere no script.
    Coloque o script agendado no cron de cada máquina de usuário.

    Código :
    #!/bin/bash
     
    maildir=".thunderbird"
    tmpdir="/tmp/backup-thunderbird"
    host=$(hostname)
    servidor="192.168.0.1"
    usuarioservidor="backup"
     
    mkdir $tmpdir
     
    for dir in `ls -d /home/*` 
    do
        user=`basename $dir`
        tar -czf ${tmpdir}/${host}.${user}.tar.gz ${dir}/${maildir}
        scp -C ${tmpdir}/${host}.${user}.tar.gz ${usuarioservidor}@${servidor}:.
    done
     
    rm -rf $tmpdir
     
    exit 0

    Abraço.

  7. #7

    Padrão Re: Solução de BKP para Thunderbird

    Vou fazer o teste, obrigado por ter mexido no seu e postado aqui.