Bom pessoal como todos ja sabemos os pequenos provedores utilizam frequencia poluidas ( 2.4 Ghz e 5.8 Ghz ).
então ja com a chegada do Wimax que por enquanto é caro mas até o final do ano, porque digo isso tenho um socio estrangeiro que foi a o ultimo wimax show em las vegas na ultima semana e pelas informações que ele me passou os fabricantes que participaram desse forum acreditam que os CPE´s Clientes que no momento são os mais caros podem chegar ao preço de 100U$ acredito eu que é possivel sim que chegue a esse preço.
Bom a minha duvida é o seguinte:
Wimax opera em frequencias de 2.4 Ghz no qual poucas empresas fabricam hoje justamente pela poluição da frequencia, 5.8 Ghz que tambem esta descartado pela pouca penetração que ele tem exemplo Wi-Fi 5.8 Ghz dificil longo alcançe e pouca penetração, 3.5 Ghz que pelo que eu fiquei sabendo pertence a TELMEX (Embratel), 2.5Ghz frequencia que acaba de ser homologada pela anatel e a de 10 Ghz que somente as grandes operadoras podem utilizar casos especiais detentoras de CFTV.....
pensando nisso tudo outro dia vi um artigo em um jornal falando sobre a anatel ter feito um estudo para o futuro do Brasil com o wimax, tipo ela diz que a operadoras de ponto de presença só podem utiliazar 35% da banda de frequencia isso em 3.5 Ghz. como conseguiriamos comprar para pequenos provedores a licenca de uso da frequencia se ela é muito cara algo em torno de 1 milhão e meio o inicio do leilão por um bloco simples de frequencia de 3.5 Ghz..
Otimo até ai tudo bem mas e agora que a frequencia do wimax 2.5 que é conhecido como normandico ou seja movel como sera feita essa distribuição de frequencia....
alguem tem ideia com quem possamos conversar para podermos saber quanto fica o valor do bloco, se tem como formar um consorcio para compra da licença
se existe algum incentivo para podermos utilizar em comunidades carentes para podermos cubrir pontos onde nenhum grande provedor atende incentivando a inclusão digital e o famoso programa do governo internet para todos
eis as minha duvidas e questões quem puder colaborar seria uma otima pois acredito que vai abrir a cabeça de muita gente que tem medo do Wimax
Atenciosamente:.. Marcelo Balisteri
Quem quiser discutir ou formar um grupo de discussão meu MSN é [email protected]