Postado originalmente por
MHP
nataniel,
Desculpe-me, mas não é penalizando o usuário honesto, que precisa usar a conexão em mais de um computador na sua casa ou empresa, que os provedores de acesso devem ganhar dinheiro. Os contratos das operadoras de ADSL, cabo, satélite, wireless, etc. vetam a cessão, onerosa ou gratuita, da conexão para fora do seu domicílio, inclusive determinando penas severas. Na minha região a Telemar (Velox) andou pegando e multando quem estava fazendo "gatos" para os vizinhos, prática com a qual certamente eu não concordo, porque trabalho em suporte de provedor e conheço a dificuldade para se manter. Porém estes mesmos contratos, em letra miúda ou até de forma implícita, oferecem garantia de apenas uma velocidade mínima, geralmente entre 5 ou 10 por cento da banda contratada, e é aí que eles faturam. A matemática é simples: Se você garante 5 por cento, o seu link dedicado de 128 Kbits, que custa R$ 300, vai atender a 20 usuários com banda máxima de 128 Kbits, cada um pagando R$ 60, o que soma R$ 1200. E a sensação de congestionamento por parte dos usuários, nos horários de pico, pode ser bastante minimizada por técnicas eficientes de "caching". Alem disso, você pode limitar mais ainda o upload e aproveitar esta banda "excedente" para vender serviços de hospedagem, por exemplo.
Impedir o usuário de usufruir do serviço que ele contratou, na forma que melhor lhe aprouver e dentro dos limites razoáveis e legais, somente vai fazer com que ele busque outras alternativas.