+ Responder ao Tópico



  1. #1
    chikosanchez
    Visitante

    Padrão Permissão de escrita na pasta de trabalho no XP TÁ DIÍCIL

    Oi galera firmeza! vou explicar melhor minha dúvida cruel...

    Seguinte, tenho 2 micros em rede aqui, o meu usa Kubuntu e o Pc que tem minha pasta de trabalho roda winXP.

    A pasta htdocs lá do XP tá compartilhada com permissão de escrita.

    Não sei se essa informação é relevante, mas o sistema de arquivos que utilizo no XP é NTFS.

    Sempre que preciso, faço a montagem de acesso manualmente usando:
    sudo mount -t smbfs //servidor/htdocs /mnt/windows

    Então eu consigo abrir meus arquivos de trabalho na pasta HTDOCS, usando o Quanta e o Bluefish. Porém na hora de salvar ele fala que eu não tenho permissão... o que posso fazer?? não tô entendendo não... ops:

    Valeu gente!
    Chiko

  2. #2

    Padrão Re: Permissão de escrita na pasta de trabalho no XP TÁ DIÍCIL

    Muita gente pensa que isso é inseguro, e "perigoso", porém já fiz vários testes e ponho aqui à disposição "como montar uma partição NTFS com acesso a escrita (rw)! Very Happy

    Em primeiro lugar voce precisa do FUSE (File Sistem in Userspace). Ele precisa estar marcado no kernel como [M] módulo externo (File Sistems --> <M> Filesystem in Userspace support), assim como o suporte a escrita a NTFS. Então baixe o FUSE, e o módulo do FUSE, depois baixe o NTFSprogs (as vezes meu site está fora do ar, dai é só tentar mais tarde).

    Renomeie todos os pacotes retirando o "_renomeado" do fim e instale (# installpkg *.tgz).

    *O pacote de módulo possui o módulo fuse para o kernel-2.6.15.6, por isso ele vai por o módulo em: /lib/modules/2.6.15.6/kernel/fs/fuse/fuse.ko
    Portanto, se o seu kernel não é o 2.6.15.6 copie esse módulo para a devida pasta do seu kernel (isso não funciona em kernels que não sejam 2.6.x)
    Código:
    # cp -rf /lib/modules/2.6.15.6/kernel/fs/fuse/fuse.ko /lib/modules/2.6.xx.x/kernel/fs/fuse/fuse.ko

    **Substituindo "2.6.xx.x" pelo número da versão do seu kernel.

    Pronto, agora você tem ferramentas até pra corrigir partições NTFS...

    Para a partição NTFS do seu sistema iniciar montada junto com o linux é preciso remove-la do fstab, e a adicionar a seguinte linha ao /etc/rc.d/rc.local
    Código:
    ntfsmount /dev/hdxX /mnt/ntfs -o rw,uid=500

    Onde:
    "hdxX" deve ser substituido pelo devido nome do dispositivo correspondente a partição em NTFS.
    "500" deve ser substituido pelo id do usuário que você quiser que tenha permissão.

    Tambem é possivel usar as opções force, no_def_opts, umask, fmask, dmask, gid, show_sys_files, silent, locale, streams_interface.
    separadas por virgula sem espaço.

    Para mais informações ntfsmount --help.

    Outros comandos NTFS:
    Citação:
    ntfscat
    ntfscp
    ntfslabel
    ntfsresize
    ntfsclone
    ntfsfix
    ntfsls
    ntfsundelete
    ntfscluster
    ntfsinfo
    ntfsmount



    Breier
    Link http://forum.slacklife.com.br/viewtopic.php?t=2876



  3. #3
    chikosanchez
    Visitante

    Padrão Re: Permissão de escrita na pasta de trabalho no XP TÁ DIÍCIL

    Blz Major?

    Então, sou usuário iniciante... não sei alterar, compilar Kernel... hehehe
    Existe alguma maneira mais fácil de eu ler e gravar na partição NTFS desse pc com WinXP da minha rede?

    Pq a questão é essa... esse micro que estamos usando está com o Ubuntu e precisamos acessar a pasta de trabalho que está no outro Pc, com XP (ntfs)

    Estou usando esses comandos para montar, porém eu leio mas não gravo absolutamente nada... veja:

    sudo mount -t smbfs -o umask=755 //servidor/htdocs /mnt/windows

    sudo mount -t smbfs -o username=sanchez,password=4651,umask=755,iocharset=iso8859-1 //servidor/fat /home/sanchez/montagem3

    Alguma luz?

    1 Braço!
    Chiko