+ Responder ao Tópico

chikosanchez
    Oi galera firmeza! vou explicar melhor minha dúvida cruel...

Seguinte, tenho 2 micros em rede aqui, o meu usa Kubuntu e o Pc que tem minha pasta de trabalho roda winXP.

A pasta htdocs lá do XP tá compartilhada com permissão de escrita.

Não sei se essa informação é relevante, mas o sistema de arquivos que utilizo no XP é NTFS.

Sempre que preciso, faço a montagem de acesso manualmente usando:
    sudo mount -t smbfs //servidor/htdocs /mnt/windows

Então eu consigo abrir meus arquivos de trabalho na pasta HTDOCS, usando o Quanta e o Bluefish. Porém na hora de salvar ele fala que eu não tenho permissão... o que posso fazer?? não tô entendendo não... ops:

Valeu gente!
    Chiko

2. Muita gente pensa que isso é inseguro, e "perigoso", porém já fiz vários testes e ponho aqui à disposição "como montar uma partição NTFS com acesso a escrita (rw)! Very Happy

Em primeiro lugar voce precisa do FUSE (File Sistem in Userspace). Ele precisa estar marcado no kernel como [M] módulo externo (File Sistems --> <M> Filesystem in Userspace support), assim como o suporte a escrita a NTFS. Então baixe o FUSE, e o módulo do FUSE, depois baixe o NTFSprogs (as vezes meu site está fora do ar, dai é só tentar mais tarde).

Renomeie todos os pacotes retirando o "_renomeado" do fim e instale (# installpkg *.tgz).

*O pacote de módulo possui o módulo fuse para o kernel-2.6.15.6, por isso ele vai por o módulo em: /lib/modules/2.6.15.6/kernel/fs/fuse/fuse.ko
    Portanto, se o seu kernel não é o 2.6.15.6 copie esse módulo para a devida pasta do seu kernel (isso não funciona em kernels que não sejam 2.6.x)
    Código:
    # cp -rf /lib/modules/2.6.15.6/kernel/fs/fuse/fuse.ko /lib/modules/2.6.xx.x/kernel/fs/fuse/fuse.ko

**Substituindo "2.6.xx.x" pelo número da versão do seu kernel.

Pronto, agora você tem ferramentas até pra corrigir partições NTFS...

Para a partição NTFS do seu sistema iniciar montada junto com o linux é preciso remove-la do fstab, e a adicionar a seguinte linha ao /etc/rc.d/rc.local
    Código:
    ntfsmount /dev/hdxX /mnt/ntfs -o rw,uid=500

Onde:
    "hdxX" deve ser substituido pelo devido nome do dispositivo correspondente a partição em NTFS.
    "500" deve ser substituido pelo id do usuário que você quiser que tenha permissão.

Tambem é possivel usar as opções force, no_def_opts, umask, fmask, dmask, gid, show_sys_files, silent, locale, streams_interface.
    separadas por virgula sem espaço.

Para mais informações ntfsmount --help.

Outros comandos NTFS:
    Citação:
    ntfscat
    ntfscp
    ntfslabel
    ntfsresize
    ntfsclone
    ntfsfix
    ntfsls
    ntfsundelete
    ntfscluster
    ntfsinfo
    ntfsmount

Breier
    Link http://forum.slacklife.com.br/viewtopic.php?t=2876

chikosanchez
    Blz Major?

Então, sou usuário iniciante... não sei alterar, compilar Kernel... hehehe
    Existe alguma maneira mais fácil de eu ler e gravar na partição NTFS desse pc com WinXP da minha rede?

Pq a questão é essa... esse micro que estamos usando está com o Ubuntu e precisamos acessar a pasta de trabalho que está no outro Pc, com XP (ntfs)

Estou usando esses comandos para montar, porém eu leio mas não gravo absolutamente nada... veja:

sudo mount -t smbfs -o umask=755 //servidor/htdocs /mnt/windows

sudo mount -t smbfs -o username=sanchez,password=4651,umask=755,iocharset=iso8859-1 //servidor/fat /home/sanchez/montagem3

Alguma luz?

1 Braço!
    Chiko

Tópicos Similares

1. Bloqueio de URL nas versões 3.x no web proxy
    Por isacloko no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 19-03-2010, 19:20
  2. Sinal de PX na Caixa de Som
    Por damacenoneto no fórum Redes
    Respostas: 7
    Último Post: 05-02-2008, 08:57