+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão chaves quebradas: md5, sha, sha1, rmd160

    Olá galera!

    Pessoal tô meio perdido. :|
    Estav criando algumas chaves e certificados, estou usando um ótimo guia, para vê-lo basta clicar aqui.

    Contudo, minah dúvida é sobre os algoritmos de message digest.
    Por padrão o Openssl usa o md5, mas me disseram que o md5 foi quebrado. Dando uma olha na net descobri tb que o sha1, também foi quebrado, logo me resta usar o rmd160.
    Alguém sabe se isto é verdade realmente, que todas estas chaves estão quebradas :? ? Pois só com uma olhadinha na net não posso verificar a veracidade da informação. :|

    Ab, Duca

  2. #2

    Padrão Re: chaves quebradas: md5, sha, sha1, rmd160

    O que ocorre é que o MD5 e o SHA1 foram quebrados da seguinte forma. Não é possivel eu pegar um mensagem criptografada com MD5 ou SHA1 e descobrir a mensagem limpa, mas eu consigo criar uma outra mensagem que resulte no mesmo código MD% ou SHA 1.

    Deu pra entender?????

  3. #3

    Padrão Re: chaves quebradas: md5, sha, sha1, rmd160

    Sim, entendi.

    Vou dar uma boa olhada na net, pra ver se ainda vale a pena usar estes algoritmos de criptografia.

    Valeu, panther.

  4. #4

    Padrão Re: chaves quebradas: md5, sha, sha1, rmd160

    nao existe algoritmo de criptografia que nao possa ser quebrado, isto para inicio de conversa, e como foi explicado anteriormente md5 e sha-1 sao hash, ou seja, eles so tem um caminho, nao tem volta, como o 3des que voce pode "descriptografar" o conteudo. A força (uma delas) dos hash esta no que vc usa como 'seed' para criptografar o conteudo. Entao basicamente a ideia da criptografia é esconder os dados por um certo periodo até que quando a pessoa conseguiu quebrar a chave, esses dados nao terão mais valor, ou voce acha que usando um unico computador de 3.0 Ghz vc levaria 3 anos para quebrar uma senha md5 ("isso por exemplo"), valeria a pena ou este dado ja nao teria mais utilidade? pensando nisso vc faz o balanceamento entre poder de processamento e confiabilidade da chave. Entao cada algoritmo tem o seu lugar.

    A pergunta é, a onde vc vai usar esses algoritmos? atualmente o AES-256 é o considerado "state of art" dos algoritmos de criptografia.

  5. #5

    Padrão Re: chaves quebradas: md5, sha, sha1, rmd160

    Bom, como você disse mistymst, não existe algoritmo de criptografia que não possa ser quebrado.

    E o tempo de vida da infoirmação deve ser levada em conta também, para aplicações militares e bancárias as coisas são bem diferentes, onde métodos bem eficientes (e certamente desconhecidos) são usados.

    Mas minha preocupção inical é sobre a tal "quebra", que foi noticiada. O que quebraram? só encontro na net que foi quebrado, mas nada mais ... :cry:
    Só queria saber se ainda é válido usar estes algoritmos, para criptografia , checksum, etc.

    Obrigado, pelas resposta , Duca.