+ Responder ao Tópico



  1. #1
    shinzo
    Visitante

    Padrão Várias partições

    Estava lendo o FreeBSDHandbook, e vi que é recomendado criar partições separadas da / (raiz) para o /var, /usr, /home. Por que é recomendado fazer isso, e não deixar apenas uma partição / e uma swap?

  2. #2

    Padrão Re: Várias partições

    Bem, eu sou muito, mas muito leigo, em FreeBSD, mas eu acredito que este conceito vale pelo menos motivo de quando você utiliza GNU/Linux: Individualizar essas partições em caso de quaisquer problemas. Em casa eu utilizado só /boot, / e swap, porque eu não preciso me preocupar em fazer um backup do meu /home, mas nos servidores da empresa, é tudo dividido conforme as funções dos servidores.

    Caso você não queira ficar restrito ao tamanho das partições, dê uma lida sobre LVM.


    Um abraço!



  3. #3

    Padrão Re: Várias partições

    pq depende da utilização. Um serrvidor e-mail vai usar MUITO /var/mail, um firewall poderá usar MUITO /var/log, um servidor mais ou menos simples, com MUITOS usuários poderá usar MUITO o /home, e assim por diante.

    Eu, por exemplo, seja em Linux seja em FreeBSD, mantenho a minha /home em partição separada (na verdade, em HD SEPARADO). Se 'melar' a instalação, o /home não será atingido.

    Siga a orientação do livro. Os especialistas sabem mais do que nós, por isso mesmo são especialistas.

  4. #4
    shinzo
    Visitante

    Padrão Re: Várias partições

    Eu to querendo aprender sobre o freebsd, então um particionamento simples por enquanto é o suficiente? Já que eu não vou fazer servidor de email, nfs, firewall... Obrigado pelas dicas.